Serviço fez um investimento de cerca de 538 mil euros para ajudar em particular na recolha em contentores enterrados e semienterrados
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) procederam, na manhã desta segunda-feira, à entrega simbólica da chave de uma nova viatura destinada à recolha de resíduos urbanos, em particular de contentores enterrados e semienterrados.
A cerimónia foi conduzida pela presidente do Conselho de Administração dos SMS, Maria das Dores Meira.
Esta viatura é a primeira de duas adquiridas para este tipo de serviço, estando prevista a entrega da segunda no próximo mês de fevereiro. O investimento global ascende a 538 mil euros e enquadra-se no compromisso dos SMS com a qualidade ambiental, a melhoria contínua do serviço prestado e a promoção de um concelho mais limpo.
Com um peso bruto de 26 toneladas e capacidade para 20 metros cúbicos, as novas viaturas estão equipadas com grua, rodado triplo e tremonha adaptada às operações de recolha de contentores enterrados e semienterrados. Estas características permitem aumentar a eficiência da operação e reforçar a capacidade e autonomia do serviço realizado por administração direta, num território com mais de 230 quilómetros quadrados.
Na sessão estiveram também presentes José Rodrigues Alexandre, vogal do Conselho de Administração dos SMS, e o vereador com o pelouro do Ambiente, Bruno de Almeida Russo.
Além do investimento em viaturas de recolha de resíduos os SMS têm também investido na formação e consciencialização dos munícipes, para que estes possam contribuir para as boas práticas ambientais.
No final de novembro de 2025, e num investimento de cerca de 67 mil euros, foram adquiridos e instalados contentores coletivos de proximidade que começaram a servir zonas como a Olavo Bilac, Rua de Malaca, Praceta Quinta do Freixo, Rua de Damão, Rua do Mormugão, Rua Amílcar Cabral, Praceta Fernando Alcobia, Av. Independência das Colónias, Rua da Escola Técnica e Av. Alexandre Herculano.
Mais perto do final do ano, em inícios de dezembro do ano passado, os serviços realizaram a primeira ação de formação e entrega de kits no âmbito do projeto de compostagem doméstica do concelho. No Auditório de Poçoilos os interessados fizeram parte de um projeto que prevê a distribuição gratuita de um total de 500 kits de compostagem, com financiamento assegurado pelo Fundo Ambiental.