SMS compram duas novas viaturas para reforçar recolha de resíduos urbanos

SMS compram duas novas viaturas para reforçar recolha de resíduos urbanos

SMS compram duas novas viaturas para reforçar recolha de resíduos urbanos

Serviço fez um investimento de cerca de 538 mil euros para ajudar em particular na recolha em contentores enterrados e semienterrados

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) procederam, na manhã desta segunda-feira, à entrega simbólica da chave de uma nova viatura destinada à recolha de resíduos urbanos, em particular de contentores enterrados e semienterrados.

- PUB -

A cerimónia foi conduzida pela presidente do Conselho de Administração dos SMS, Maria das Dores Meira.

Esta viatura é a primeira de duas adquiridas para este tipo de serviço, estando prevista a entrega da segunda no próximo mês de fevereiro. O investimento global ascende a 538 mil euros e enquadra-se no compromisso dos SMS com a qualidade ambiental, a melhoria contínua do serviço prestado e a promoção de um concelho mais limpo.

Com um peso bruto de 26 toneladas e capacidade para 20 metros cúbicos, as novas viaturas estão equipadas com grua, rodado triplo e tremonha adaptada às operações de recolha de contentores enterrados e semienterrados. Estas características permitem aumentar a eficiência da operação e reforçar a capacidade e autonomia do serviço realizado por administração direta, num território com mais de 230 quilómetros quadrados.

- PUB -

Na sessão estiveram também presentes José Rodrigues Alexandre, vogal do Conselho de Administração dos SMS, e o vereador com o pelouro do Ambiente, Bruno de Almeida Russo.

Além do investimento em viaturas de recolha de resíduos os SMS têm também investido na formação e consciencialização dos munícipes, para que estes possam contribuir para as boas práticas ambientais.

No final de novembro de 2025, e num investimento de cerca de 67 mil euros, foram adquiridos e instalados contentores coletivos de proximidade que começaram a servir zonas como a Olavo Bilac, Rua de Malaca, Praceta Quinta do Freixo, Rua de Damão, Rua do Mormugão, Rua Amílcar Cabral, Praceta Fernando Alcobia, Av. Independência das Colónias, Rua da Escola Técnica e Av. Alexandre Herculano.

- PUB -

Mais perto do final do ano, em inícios de dezembro do ano passado, os serviços realizaram a primeira ação de formação e entrega de kits no âmbito do projeto de compostagem doméstica do concelho. No Auditório de Poçoilos os interessados fizeram parte de um projeto que prevê a distribuição gratuita de um total de 500 kits de compostagem, com financiamento assegurado pelo Fundo Ambiental.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não