SMS apelam ao consumo “consciente e sustentável” no Mercado de Natal

SMS apelam ao consumo “consciente e sustentável” no Mercado de Natal

SMS apelam ao consumo “consciente e sustentável” no Mercado de Natal

Empresa sensibiliza para redução da produção de resíduos numa época “marcada pelo consumismo”

O Mercado de Natal em Setúbal já arrancou e os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), que têm uma tenda no local, lançaram uma campanha de apelo ao consumo “consciente e sustentável”, numa época “particularmente marcada pelo consumismo”.

- PUB -

O mote da campanha lançado pelos SMS é “Vamos carregar nos eRRRRRes: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Esta iniciativa enquadra as 10 oficinas a decorrer no local dos SMS, que abriu este fim-de-semana e vai estar disponível até à véspera de Natal.  

Em nota de Imprensa, a empresa explica que os 5 R “ajudam a construir  comportamentos em linha com a sustentabilidade e com uma economia mais circular”, sendo “promotora da redução da produção de resíduos”.

Para Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS, Dezembro é o mês em que se produzem mais resíduos em Portugal, nomeadamente na semana entre o Natal e o Ano Novo. Segundo o responsável, estes quantitativos “têm vindo a aumentar nos últimos anos, contrariando todas as diretrizes europeias e nacionais”, afirmando que é nesta lógica que a empresa participa no Mercado de Natal, ao apresentar “ideias e sugestões muito concretas de olhar para os produtos e os materiais de forma mais sustentável”.

- PUB -

“Estamos a implementar várias medidas que estão já a transformar a recolha dos resíduos em Setúbal, mas não basta ter camiões, contentores e trabalhadores de recolha, porque o cidadão tem um papel fulcral em todo este circuito: que é fazer a menor quantidade de resíduos possível e o que fizer, separar devidamente. O cidadão é um ator dinâmico, que tem de estar do lado certo, que é o lado do planeta”, realça o líder dos SMS.

Segundo a empresa, a programação das Oficinas dos SMS, que foi desenvolvida em parceria com a associação K-Evolution, é “variada, pedagógica e divertida”, com miúdos e graúdos a poderem participar gratuitamente em workshops, oficinas e jogos que vão acontecer todos os sábados e domingos.

O Mercado de Natal que abriu este fim-de-semana (ver página 2) tem lugar na placa central da avenida Luísa Todi e a Tenda SMS está localizada perto do monumento à Resistência Antifascista.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -