Empreitadas feitas em 2022 foram superiores em 60% face ao ano anterior. Companhia de águas investiu ainda 11,5 milhões de euros
A Simarsul – Saneamento da Península de Setúbal fechou o ano de 2022 com um volume de negócios de 18,1 milhões de euros e um resultado operacional positivo de 4,9 milhões de euros. Os valores, que constavam no relatório de contas da empresa, foram aprovados por unanimidade no passado mês de Março pela Assembleia Geral de accionistas, que decorreu na Quinta de São Paulo da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).
As empreitadas desenvolvidas no ano passado foram superiores em 60% às obras realizadas em 2021. A companhia de tratamento de águas investiu 11,5 milhões de euros, verba que representa o maior investimento total dos últimos anos.
A quantia foi aplicada na “conservação e reparação para garantir os elevados níveis de exigência colocados às infra-estruturas de saneamento, prosseguindo o plano de investimentos e a actuação para redução de afluências indevidas”.
No que diz respeito ao tratamento de águas residuais, a Simarsul revela que as suas 25 ETAR trataram 27,8 milhões de metros cúbicos. O total do activo, no último dia do ano, era de 236 milhões de euros. Registaram-se também aumentos, na ordem dos 2,3%, na produção de energia de biogás que “totalizou 978 megawatts (MWh)”, sobre as lamas das ETAR registou-se um “incremento de 17,7% de [lamas] produzidas em 2022, mantendo-se a sua taxa de valorização em 100%”.
Segundo comunicado da abastecedora de águas da Península de Setúbal a aprovação destas contas vê confirmado “o incremento da actividade e a prestação em continuidade de um serviço de qualidade essencial para o ambiente e para a saúde pública: tratamento e valorização dos esgotos da população servida por este sistema que abrange os 8 municípios”. Denotam também as dificuldades causadas pela guerra da Ucrânia e pelo período de seca vivido, que consideram ter sido uma complicação, mas não um entrave para o crescimento da empresa.
“Os resultados anteriormente mencionados confirmam o empenho da empresa, gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da península de Setúbal e garantem as condições para um crescimento estruturado apoiada numa equipa competente de cerca de 120 homens e mulheres que diariamente dão o seu contributo para cumprir a sua missão sem interrupção, para tratar e valorizar a água”, sublinham no comunicado.