Grupo criado na rede social Facebook já conta com mais de 2300 participantes e, entretanto, ganhou uma componente solidária
“Vamos fazer o maior postal de Natal de Setúbal”, é este o nome do grupo criado na rede social Facebook, e que já conta com mais de dois mil participantes, e que desde o primeiro ano da pandemia tem feito muitos setubalenses tirarem fotografias natalícias.
O organizador, Mário Paixão, criou a comunidade com o intuito de que o Natal de 2020 fosse menos solitário para todos, numa época em que o isolamento era o prato principal na mesa das festividades.
“Com um ano de 2020 pior do que alguma vez imaginamos, pensei que seria interessante criar um vídeo postal de Natal, com a participação das famílias setubalenses, como forma de homenagear os que partiram, os que ultrapassaram e principalmente os que lutaram para minimizar todos os problemas que esta pandemia nos trouxe”, relata-se na descrição do grupo criado a 28 de Novembro daquele ano e que conta com um total de 2323 membros.
Esta costuma começar a mexer “um pouco antes do início de Dezembro, na última semana de Novembro”.
De lá para cá a campanha ganhou contornos solidários, porque Mário Paixão convida todos os participantes do Postal de Natal a doar um valor simbólico ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA).
“Isto nunca esteve para ser um postal solidário até passar a ser, e tudo o que é donativo é feito directamente ao CASA. Comecei a pensar que se toda a gente doasse um euro – o valor pedido pela primeira vez – conseguiam-se ali muitas refeições para a Associação CASA, e depois foi transformar o postal – que já era o Postal de Natal Setubalense – mas para o CASA”, explica em declarações a O SETUBALENSE. Graças ao aumento do custo de vida o valor de cada refeição aumentou, estando agora nos três euros.
“Quem quiser participar no postal de Natal tira uma fotografia com os amigos, com a família e com algo ligado ao Natal, manda-me e participa. Participar é independente de contribuir”.
Os interessados podem enviar as fotografias para o grupo de Facebook, que vão depois ser compiladas em vídeo – à semelhança do que tem sido feito em anos anteriores – e, quem possa doar, pode fazê-lo para o IBAN PT50.0036.0344. 9910.0008.5904.2 ou através do MBWay para o número telefónico 926 619 826.
Doações e fotografias têm aumentado de ano para ano
De ano para ano há cada vez mais pessoas a participarem no postal de Natal. O balanço do responsável é de que, em 2023, foram enviadas cerca de 400 fotografias de centenas de famílias, casais, pessoas sozinhas, e até colegas de trabalho.
A passo disto também as doações têm aumentado mas “tem vindo a diminuir o número de refeições porque tem vindo a aumentar o valor”. “As doações até cresceram, o número de refeições que conseguimos comprar com o mesmo dinheiro é que é mais pequeno”, explica ainda o responsável.
Para 2024 o objectivo é chegar às 20 mil refeições, no somatório dos quatro anos que comemora a iniciativa sendo que, no primeiro ano, foram conseguidas “seis mil refeições”.
“A ideia é que cada um possa participar e cada um dar aquilo que pode. Este ano gostávamos de chegar às 10 mil refeições também, estamos com cerca de 18 mil – desde o início – nesta altura”.