Setúbal vai brincar ao Carnaval durante sete dias

Setúbal vai brincar ao Carnaval durante sete dias

Setúbal vai brincar ao Carnaval durante sete dias

1.200 crianças na baixa de Setúbal

Inúmeras actividades prometem animar o concelho entre 8 e 14 de Fevereiro. Diversão e cor garantidas nas celebrações do Entrudo. Desde cegada pelas ruas, passando por vários espectáculos de entretenimento para os mais novos, até aos desfiles das escolas e aos tradicionais bailes

Desfiles infantis, espectáculos de palco e animações de rua, entre outras actividades a decorrer em todo o concelho, integram o programa de comemorações do Carnaval entre 8 e 14 de Fevereiro em Setúbal.

- PUB -

A cegada “De Faca e Alguidar”, organizada pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal – marca o arranque das celebrações do Entrudo. A iniciativa está agendada para as 21h30 de 8 de Fevereiro e “recupera uma das mais antigas tradições carnavalescas, de sátira de temas relacionados com a actualidade”, explica a Câmara Municipal. Neste primeiro dia, a cegada percorrerá as ruas da freguesia de São Sebastião, com início defronte da sede da junta e fim na sede do Grupo Desportivo Independente. E estará de regresso no dia 10, pelas 16h00, na Praça de Bocage, desta feita “com um espectáculo teatral cómico, acompanhado à viola e à guitarra e com personagens caracterizadas a cantar amores, vitórias, conquistas, infortúnios e calamidades da sociedade”.

Os tradicionais desfiles da comunidade educativa de Setúbal e Azeitão realizam-se no dia 9. Segundo a autarquia, cerca de duas mil crianças dos jardins-de-infância e das escolas do ensino básico são esperadas no desfile”, que começa às 10h00 e acaba na Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi e ruas da Baixa comercial. No final, serão anunciados os três primeiros classificados de um concurso de máscaras, “avaliados segundo critérios de originalidade, criatividade e reaproveitamento de materiais, entre outros”.

À mesma hora, em Azeitão, o Carnaval sairá à rua no desfile das escolas e dos infantários de Vila Nogueira e, às 14h30, a folia percorrerá as ruas de Brejos de Azeitão.

- PUB -

No dia 10, além da cegada na Praça de Bocage, haverá música e bailes na União Desportiva e Recreativa das Pontes, às 21h00, e no Grupo Desportivo Independente, às 21h30.

Domingo será dia de maior folia

“O domingo de Carnaval, a 11 de Fevereiro, é um dos dias de maior folia um pouco por todo o concelho, com momentos divertidos a pensar na participação das famílias, animados por música, espectáculos infantis e apontamentos teatrais, além de muitas surpresas”, revela a autarquia.

- PUB -

Entre as 14h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, os mais novos vão contar com momentos divertidos proporcionados pelas mascotes Mickey e Minnie, que vão também oferecer balões gigantes. Às 16h00, está previsto um espectáculo de palco com a apresentação e boas-vindas do Mágico Banan e música ao vivo com as “Novas Canções do Banana”. “O passatempo ‘As Vozes Mágicas’, com a participação dos divertidos bonecos ‘Os Super Amigos’, é outro momento alto do espextáculo que, no final, convida as crianças a fazer as despedidas com música e dança no palco”, destaca a autarquia.

Ao longo de domingo, paralelamente, decorrem várias actividades um pouco por todo o concelho, organizadas pelas juntas de freguesia e movimento associativo. Às 11h00, o jogo de futebol “Matrafonas Intercolectividades” promete arrancar gargalhadas no Campo de Jogos Manuel Alves, dos Ídolos da Praça, numa iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo Amarelos, pelo Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e pela APPACDM de Setúbal. À mesma hora, realiza-se a oficina de teatro “O Carnaval vem ao Teatro”, dirigida a crianças dos 4 aos 6 anos, no Ateneu Setubalense. A iniciativa, organizada pelo TOMA – Teatro Oficina Manel Bola e conduzida por Lúcia Rodrigues, tem inscrições a decorrer, com o custo de dez euros, pelo endereço geral@atoma.pt.

Às 15h00, tem início o desfile e concurso de matrafonas do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição. À mesma hora, decorre o desfile Foliões do Sado, que percorre a estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e a Bomba de Combustível de Santo Ovídio, numa organização conjunta de Estrelas do Faralhão Futebol Clube, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense e Associação Desportiva e Cultural Os Veteranos de Santo Ovídio. Pelas 17h00, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, há música com o baile do duo musical Ricardo & Jorge e a eleição da Rainha das Matrafonas.

Enterro do Bacalhau pelas ruas

A autarquia realça também a noite de Carnaval, que será assinalada na segunda-feira, dia 12, com baile de Fátima Dias, às 21h00, no Alto da Guerra Sport Club, e espectáculo de karaoke e concurso de máscaras, à mesma hora, na sede do Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”. Às 21h30, realiza-se o Baile de Carnaval do Grupo Desportivo Independente, animado por Luís Rosa.

A animação será “redobrada” na terça-feira, dia 13, na Praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, “com a boa disposição das mascotes Mickey e Minnie e uma sessão fotográfica com adereços divertidos com a oferta das fotografias impressas no momento”. Às 16h00 o Mágico Banana volta a subir ao palco e haverá ainda um desfile de Carnaval com as crianças em palco.

“A diversão de terça-feira tem outros momentos ao longo do dia, a começar às 10h00, com uma arruada da Associação de Acordeonistas de Portugal, no Mercado 2 de Abril. À tarde, a partir das 15h00, o espaço comercial anima-se com um baile sénior e um concurso de máscaras. À mesma hora, os Foliões do Sado voltam a sair à rua, desta vez na Rua Principal das Praias do Sado”, sublinha a edilidade.

Na quarta-feira, 14, decorre o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova, com muita animação pelas ruas do bairro, e entre o Grupo Desportivo Amarelos e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

O programa Carnaval de Setúbal 2018 é promovido pela Câmara Municipal com o envolvimento das juntas de freguesia e do movimento associativo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -