Setúbal recebe festival europeu de cinema com o oceano como pano de fundo

Setúbal recebe festival europeu de cinema com o oceano como pano de fundo

Setúbal recebe festival europeu de cinema com o oceano como pano de fundo

Certame apresentou cinco filmes que exploraram temas como aventura, crise climática, desigualdade social e desporto

O International Ocean Film Tour Vol. 11, festival europeu dedicado ao oceano, trouxe à cidade de Setúbal cinco filmes que exploraram temas como aventura, crise climática, desigualdade social e desporto, sempre com o oceano como pano de fundo. O evento decorreu no Cinema Charlot – Auditório Municipal e reuniu curiosos, famílias, surfistas, praticantes de atividades náuticas e profissionais ligados ao mar.

- PUB -

O festival apresentou obras com abordagens distintas, do registo intimista ao espetáculo visual, destacando tanto a relação de confiança entre espécies marinhas como o impacto da ação humana nos ecossistemas. Entre os filmes exibidos, ‘Nika’ mostrou o cientista marinho Felipe Ravina em interação com uma baleia-piloto ao largo de Tenerife, refletindo sobre “comunicação interespécies e a influência humana nos cetáceos”. Já ‘7 batimentos por minuto’ acompanhou a apneísta Jessea Lu, capaz de permanecer oito minutos debaixo de água, “cruzando a exigência física com a disciplina mental necessária para enfrentar o oceano”.

O documentário ‘Algas!’, de Caylon La Mantia e Anna Roberts, explorou as florestas de kelp da costa britânica, evidenciando “o papel das algas como sumidouros de carbono, abrigo de espécies e elemento essencial na resiliência dos ecossistemas frente às alterações climáticas”. ‘Trilogy: The New Wave’ seguiu surfistas em viagem pelo mundo, mostrando a “beleza das ondas e simultaneamente alertando para a pressão turística e a vulnerabilidade das zonas costeiras”. Por fim, ‘Linha da Vida’ retratou a “travessia solitária” de barco a remos da antiga atleta paralímpica Angela Madsen entre a Califórnia e o Havai, numa narrativa “de esforço extremo e convivência diária com a força implacável do oceano”.

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que, com mais de uma década de existência, o International Ocean Film Tour tem como missão utilizar o cinema para colocar o desporto, a conservação e o ativismo oceânico no centro de histórias pessoais, dando palco a pessoas e projetos que trabalham pela proteção dos mares.

- PUB -

Este festival é produzido pela alemã Moving Adventures Medien GmbH, distribuído em Portugal pela Kinema Producciones SL e apoiado por organizações ligadas ao mar e à conservação ambiental, como Sea Shepherd, Surfrider Foundation, Girls on Board, Brigada do Mar e FuelTV. O evento contou ainda com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não