Setúbal quer classificar Praia da Saúde como zona balnear

Setúbal quer classificar Praia da Saúde como zona balnear

Setúbal quer classificar Praia da Saúde como zona balnear

Candidatura contempla um investimento de cerca de 140 mil euros, financiado a 40 por cento

Foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2030 para financiamento de estudos e projectos para classificar a Praia da Saúde como zona balnear. A candidatura, cuja aprovação foi revelada pela Câmara Municipal de Setúbal, contempla um investimento de cerca de 140 mil euros, financiado a 40 por cento, para a realização de estudos e projectos de suporte à classificação da Praia da Saúde. 

- PUB -

Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que a permanência de estruturas dos antigos estaleiros que ali laboraram e a existência de um fundão com desnível acentuado e de correntes fortes “impedem a classificação como zona balnear”.

Segundo a autarquia, o objectivo dos estudos a realizar no âmbito da candidatura agora aprovada, que foi apresentada ao Portugal 2030 no âmbito da rede urbana inter-regional “Cidades Âncora para a Economia Azul”, passa por avaliar qual o tipo de intervenção necessária “para limpar e recuperar os fundos marinhos”, de modo “tornar possível a classificação da Praia da Saúde”.

É também revelado pelo município setubalense que estão, igualmente, contemplados “estudos e projectos de regeneração urbana” entre esta zona e o Parque Urbano de Albarquel, com o objectivo de reforçar a ligação da cidade ao rio com a “promoção da continuidade da permeabilidade” da frente ribeirinha de Setúbal através da “requalificação do espaço público”.

- PUB -

A rede urbana inter-regional “Cidades Âncora para a Economia Azul” integra, além de Setúbal, os municípios de Aveiro, Lagoa, Oeiras, Peniche, Portimão, Sines e Viana do Castelo.

Estas autarquias uniram-se num consórcio, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, a Universidade do Minho, o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e o Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama, para a construção e operacionalização da estratégia e execução do plano de acção da rede urbana “Cidades Âncora para a Economia Azul”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -