Requalificações resultam da parceria entre Câmara Municipal e Juntas de Freguesia para aumentar “oferta qualificada de espaços de lazer e brincadeira”
A Câmara Municipal de Setúbal fez nos últimos dois anos um investimento de cerca de 600 mil euros na remodelação integral de seis parques infantis. Estas requalificações, que resultam da parceria entre a autarquia e as Juntas de Freguesia do concelho foram feitas para aumentar “oferta qualificada de espaços de lazer e brincadeira”. Foi também revelado que na semana passada teve início a “substituição integral” do parque infantil da Escola Básica da Azeda.
Em visita aos parques infantis das Manteigadas, da Terroa e das Caravelas, no Monte Belo Norte – os dois primeiros alvo de manutenção ao nível do pavimento e dos brinquedos e o terceiro totalmente requalificado, com substituição integral do piso e dos equipamentos lúdicos –, André Martins, autarca sadino recordou que estas obras foram feitas em parceria com as juntas de freguesia.
“A parceria da Câmara Municipal com as juntas de freguesia do concelho tem também investido na requalificação de praticamente todos os parques infantis do nosso concelho e, só por parte da Câmara Municipal, em 2023 e 2024 foi investido um valor de cerca de 600 mil euros na remodelação integral de seis parques infantis”, disse.
O edil destacou ainda que “ao longo deste mandato”, o município e as juntas de freguesia têm “qualificado a oferta de parques infantis”, alguns deles com equipamentos dedicados à terceira idade. “Continuamos a requalificar o nosso território com esta oferta qualificada de espaços de lazer e brincadeira”, realçou.
Nesta visita marcaram também presença os vereadores Rita Carvalho e Pedro Pina, assim como o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, que recordou que no território desta autarquia “alguns parques infantis foram requalificados e outros foram totalmente renovados”.
“Este é um bairro profundamente habitacional, com muitas crianças, que vão continuar a desfrutar deste parque infantil com a garantia de maior qualidade e maior segurança”, apontou, revelando ainda que as autarquias vão também proceder à “ansiada” substituição integral do parque infantil do jardim do Monte Belo Sul.
O líder da junta de freguesia acentuou ainda o investimento que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia estão a realizar nos parques infantis dos estabelecimentos de ensino que possuem jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo. Luís Matos revelou também que na semana passada começou a “substituição integral” do parque infantil da Escola Básica da Azeda.
Para o autarca, estas intervenções são realizadas com base numa “relação de grande proximidade” com as populações, uma vez que os responsáveis políticos recebem contributos no âmbito programa municipal de participação cidadã Ouvir a População, Construir o Futuro. “É esse o nosso compromisso, é esse o nosso desígnio, trabalhar no terreno com todos e em prol de todos”, atirou.