Setúbal instala mais de 1.000 iluminárias com tecnologia LED na cidade

Setúbal instala mais de 1.000 iluminárias com tecnologia LED na cidade

Setúbal instala mais de 1.000 iluminárias com tecnologia LED na cidade

Sistema inovador, a instalar no centro histórico, jardins e bairros da cidade, é controlado por rede interactiva que permite apagar, acender e regular intensidade da luz

 

A Câmara Municipal de Setúbal vai instalar 1.116 novas iluminárias com tecnologia LED em vários locais do concelho, representando um investimento global superior a 345 mil euros.

- PUB -

A nova iluminação vai ser instalada no centro histórico da cidade de Setúbal, em zonas verdes e em diversos bairros.

De acordo com um comunicado enviado pela câmara, “as mais de mil novas luminárias com tecnologia LED são as primeiras a instalar no concelho com rede interativa OWLET – IOT, sistema de controlo por telegestão que permite reduzir ou aumentar fluxos luminosos, apagar e acender a luminária, bem como receber informações sobre eventuais anomalias”.

As novas luminárias vêm substituir os “antigos equipamentos com lâmpadas em vapor de sódio no centro histórico da cidade de Setúbal”, e, segundo o município, traduzem-se numa redução de 72% na fatura paga nesses espaços.

- PUB -

“Além de contribuir para o reforço da iluminação e a consequente melhoria das condições de segurança e circulação dos cidadãos, este investimento representa uma poupança anual de 67.735,85 euros”, acrescenta a mesma nota.

A instalação dos equipamentos, “a acontecer em breve”, conta “com um apoio financeiro, a fundo perdido, de 159.045,31 euros, concedido pela EDP Distribuição, no âmbito do PPEC – Plano para a Promoção da Eficiência no Consumo, no eixo Iluminação Pública com Led’s”.

O município de Setúbal estima que o período de retorno do esforço financeiro realizado seja de 2,7 anos.

- PUB -

Os equipamentos deverão durar cerca de 10 anos e o investimento enquadra-se “na estratégia de sustentabilidade ambiental do concelho, com a redução das emissões de dióxido de carbono”, lê-se no comunicado.

Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -