Bandeira içada “com muita satisfação e muito orgulho” reconhece boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas no município
Pelo oitavo ano consecutivo Setúbal recebeu a Bandeira Verde ECOXXI, que foi hasteada nesta segunda-feira, nos Paços do Concelho. Esta distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação (ABAAE), reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas no município.
André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal reconheceu, momentos antes de a bandeira ser içada na varanda, que é “com muita satisfação e muito orgulho”, que esta é hasteada nos Paços do Concelho, que, no seu entender, representa “todo o trabalho desenvolvido em prol da qualidade do ambiente, da qualidade de vida e contra as alterações climáticas”.
Para o autarca esta atribuição “é o reconhecimento que é feito à Câmara Municipal” pelo trabalho que continua a ser desenvolvido para garantir aos setubalenses e aos azeitonenses “uma melhor qualidade de vida” e um maior “respeito pela qualidade do ambiente”, bem como para “lutar contra as alterações climáticas”.
Na candidatura feita este ano ao galardão, a Câmara Municipal de Setúbal melhorou a classificação obtida na avaliação anterior, composta por um total de 21 indicadores, estando agora num patamar de sustentabilidade entre os 60 e os 70 por cento, explica a autarquia sadina em nota de Imprensa.
O município sadino esclarece que “Educação Ambiental”, “Alterações Climáticas”, “Participação/Governança” e “Turismo Sustentável” são os indicadores em que a edilidade “mais se destacou” de entre as atesta, as boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas no concelho.
A atribuição da Bandeira ECOXXI 2024 aconteceu numa cerimónia, que teve lugar na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Neste evento participaram a vice-presidente do município de Setúbal, Carla Guerreiro, e a chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho.
A Bandeira Verde ECOXXI 2024 “reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas anualmente no município”, após avaliação de mais de duas dezenas de indicadores.