Cidade acolhe evento que quer promover talento jovem e sensibilizar para comportamento sustentável na produção e no consumo da moda
A cidade do Sado prepara-se para receber, pela primeira vez em Portugal, o Setúbal Fashion Show. Este evento consagrado à moda nacional e internacional vai realizar-se na Casa da Baía, entre sexta-feira e domingo, e conta com a presença de várias estrelas da moda, como os designers Aphadi Seidnaly, Javier Valência ou Audrey Jackson.
Trata-se de um evento dedicado totalmente à moda e à divulgação da região enquanto património natural, cultural e artístico, sendo que o tema desta primeira edição, que reúne nomes internacionais da moda mundial, será a “A Moda entre o Mar e a Serra”.
O Setúbal Fashion Show tem como objetivos promover a cidade, o rio Sado e a Serra da Arrábida através da moda, promover a criatividade dos jovens sadinos e fomentar a integração socioeconómica dos designers locais, contribuir para o desenvolvimento do artesanato local, dinamizar e divulgar a moda ao serviço das causas sociais e incentivar e sensibilizar para um comportamento sustentável.
Este evento marca também o encontro de criadores, designers e modelos de mais de 50 nacionalidades. O Setúbal Fashion Show apresentará várias actividades culturais, como música a cargo da cantora Mafalda Louro, uma venda ao público das peças que estarão nos desfiles agendados, entre “muitas outras surpresas”.
Catarina Palma, gestora do evento, explica que a aposta em talentos mais jovens é um conceito que se quer estabelecer, confessando também que, por se tratar do ano zero, toda a organização está “muito ansiosa”.
Natural de Setúbal, Catarina Palma adianta, em declarações a O SETUBALENSE, que um dos objetivos passa por apoiar a moda na cidade do Sado ao longo do ano. “Queremos emancipar designers e criadores que já existam na cidade, para que, na próxima edição, esses artistas possam fazer parte dos nossos eventos. Queremos acima de tudo potenciar a cultura local”.
Já Aires Muscate, fundador do Setúbal Fashion Show e também ele modelo com provas dadas a nível internacional, explica que se trata de um evento que pretende trazer a Portugal alguns “nomes de peso” da moda internacional. “Além da promoção da moda enquanto arte e cosmopolita, queremos proporcionar um evento que envolva os jovens criadores portugueses”. O fundador do evento destaca também que se pretende colocar Portugal, e a cidade de Setúbal, “no mapa dos grandes eventos de moda mundial”.
Designer Alphadi Seidnaly em Portugal pela primeira vez
Alphadi Seidnaly é um dos convidados já confirmados nesta primeira edição. O designer nigeriano, responsável pela roupa da cantora Madonna no seu 60.º aniversário, é também embaixador para a paz da UNESCO. Conhecido como “o mágico do deserto”, este designer é também responsável pela organização do Festival de Moda Internacional em África (FIMA), considerado o maior evento de moda africana, que reúne criadores de todo o continente.