Habitantes cumprem medidas de contingência. Apenas farmácias e supermercados juntam dezenas de pessoas
Todos os movimentos da população em Setúbal estão, neste momento, condicionados pelo vírus Covid-19. Apesar de contar com cerca de 120 mil habitantes, o município encontra-se praticamente deserto nestes dias de isolamento. Desde lojas e escolas encerradas, supermercados e farmácias com controlo à entrada e quarentena voluntária, os setubalenses estão a cumprir com as medidas de prevenção elaboradas pela Direcção Geral de Saúde contra a nova pandemia.
Aa pessoas apenas saem de suas casas para realizar as tarefas estritamente necessárias, como passear animais de companhia, fazer compras, ir à farmácia ou levantar dinheiro. Supermercados e farmácias são os locais que juntam maiores quantidades de de pessoas, que a estes recorrem para não ficarem sem mantimentos e medicamentos. Na rua permanecem os cidadãos que trabalham em actividades que assim o exigem, como carteiros, funcionários de higiene urbana ou trabalhadores de recolha de resíduos.
O medo, instalado na cidade, limita os cumprimentos entre conhecidos e amigos. A cordialidade mantém-se com um simples olhar, um breve sorriso e com uma troca de palavras, sempre feita com uma distância de segurança.
Os meios de transporte públicos estão a ser trocados pelo veículo pessoal, de forma a evitar a proliferação do vírus. A Avenida Luísa Todi, em Setúbal, enche-se de carros com um único passageiro. Já a espera pela entrada nos supermercados faz-se com uma distância de segurança de pelo menos um metro. Quem aqui aguarda a sua vez utiliza máscaras e luvas como forma de protecção.
Pelo contrário, nos poucos cafés que ainda se mantêm no activo, algumas pessoas com mais idade aparentam não ter receio do Covid-19. Na pastelaria O Cesto, na Praça do Bocage, “o dia é vivido por etapas”, segundo Manuel Gomes, um dos responsáveis pelo estabelecimento. “Temos de ver a evolução da situação para saber se fechamos ou não. Por um lado, queremos fazê-lo, por outro queremos manter o espaço aberto. Hoje ainda nos mantemos abertos, amanhã logo veremos”, afirmou Manuel Gomes.
Também as celebrações religiosas se encontram limitadas neste período. Entre as igrejas existentes em Setúbal, apenas a Igreja Paroquial de São Julião se mantém no activo, a funcionar entre as 10h00 e as 12h00.