Setúbal como epicentro da reflexão sobre justiça em Portugal

Setúbal como epicentro da reflexão sobre justiça em Portugal

Setúbal como epicentro da reflexão sobre justiça em Portugal

XVIII Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura

Cidade recebe Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura. São esperados mais de 400 participantes

O XIX Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM) já tem data marcada e a cidade de Setúbal vai ser anfitriã do evento. A cerimónia, marcada para 6 e 7 de Novembro de 2025 no Fórum Municipal Luísa Todi, é considerada um dos momentos mais relevantes do calendário judicial nacional e espera receber mais de 400 participantes.

- PUB -

Neste encontro, que trará à cidade do Sado magistrados, académicos, especialistas e figuras de destaque na área, serão debatidos os desafios de um sistema judicial “que se quer mais próximo, mais moderno e, acima de tudo, mais humano”.

Para António José Fialho, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal, num momento em que a transformação dos tribunais e a resposta às expectativas dos cidadãos “ocupam o centro da agenda pública”, este evento será uma “oportunidade para dar voz à cidade, destacando o seu talento artístico, os seus espaços culturais, a sua história e a sua hospitalidade”.

Para o juiz, este encontro será também um “momento de reflecção” da sociedade sobre os tribunais do futuro. No artigo de opinião que escreve nesta edição d’O SETUBALENSE (ver página 10), António José Fialho explica que no centro do debate do evento estarão temas que “tocam todos nós”, sendo eles como garantir uma justiça mais acessível, e como comunicar decisões de forma clara e compreensível para todos. 

- PUB -

No entender do responsável máximo do Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal, a cidade do Sado, com o seu “dinamismo”, será o “palco ideal” para encontrar respostas. “Este não é apenas um evento para juristas e magistrados, é uma oportunidade para que os setubalenses se orgulhem de receber esta iniciativa, que levará o nome da cidade ainda mais longe”, realça António José Fialho. 

“Eventos como este têm impacto directo na cidade que os acolhe. Este é o momento de mostrar o que torna Setúbal única – a sua gente, o seu património e a sua visão para o futuro. Setúbal é a cidade certa para este debate, porque aqui, entre o rio, o mar e a serra, sabemos que a justiça, tal como a vida, é um encontro entre desafios e oportunidades”, sublinha. 

Ao longo de dois dias a cidade de Setúbal vai receber centenas de participantes, e para António José Fialho este evento irá promover o comércio local, ocupando hotéis e interagindo com o “que de melhor a cidade tem para oferecer”. No entender do juiz, mais do que números, são “estas experiências que deixam marca, criando um legado que ultrapassa a dimensão económica”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -