Setúbal celebra Dia Mundial do Enoturismo com provas de vinhos e produtos regionais

Setúbal celebra Dia Mundial do Enoturismo com provas de vinhos e produtos regionais

Setúbal celebra Dia Mundial do Enoturismo com provas de vinhos e produtos regionais

Iniciativa “Por Terras da Arrábida” vai percorrer três adegas, todas localizadas na freguesia de Azeitão

O concelho de Setúbal prepara-se para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra a 10 de Novembro. Desta forma está a ser preparado um programa de actividades gratuitas em várias adegas do concelho setubalense, onde se incluem visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de produtos regionais.

- PUB -

A iniciativa “Por Terras da Arrábida”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, vai percorrer três adegas, todas localizadas na freguesia de Azeitão, num circuito realizado em transporte municipal, estando a partida agendada para dia 10, às 14 horas, na Casa da Baía.

Em nota de Imprensa, a autarquia esclarece que a primeira paragem, às 14h30, é na Bacalhôa Vinhos de Portugal, onde os visitantes “têm a oportunidade” de conhecer o Jardim Japonês e várias peças de arte, além das “vinhas localizadas junto da zona de estacionamento, as salas das barricas do Moscatel e de vinhos tranquilos e uma colecção de azulejos”. Esta visita à Bacalhôa Vinhos de Portugal irá terminar com a prova de dois moscatéis.

De seguida, às 16 horas, está marcada uma visita-guiada às instalações da José Maria da Fonseca, onde se inclui uma prova de Moscatel de Setúbal. Estas comemorações do Dia Mundial do Enoturismo têm o seu término previsto com uma visita-guiada à Quinta de Catralvos, às 17h30, onde se inclui a degustação de batata-doce assada e água-pé.

- PUB -

Quanto às inscrições, estas são gratuitas, e devem ser realizadas até ao dia 5 de Novembro, pelo endereço de correio electrónico gpe@mun-setubal.pt.

O Dia Mundial do Enoturismo celebra-se no segundo domingo de Novembro pelo que, em 2024, será no próximo dia 10 de Novembro. Esta celebração foi instituída em 2009, como Dia Europeu de Enoturismo, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), sendo que passou a ter caracter mundial desde 2019, ano da criação da Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR).

Desde então, um pouco por todo o País, agentes de enoturismo, produtores e municípios assinalam o dia com visitas a adegas, experiências vínicas, passeios nas vinhas e provas de vinho. A nível mundial associam-se a estas comemorações mais de 600 cidades com vista a valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da cultura, património e tradições.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -