SerEspecial nasce em Setúbal para apoiar pais e irmãos de crianças com necessidades especiais

SerEspecial nasce em Setúbal para apoiar pais e irmãos de crianças com necessidades especiais

SerEspecial nasce em Setúbal para apoiar pais e irmãos de crianças com necessidades especiais

A ideia da criação da associação surgiu de conversas entre grupos de pais com crianças com necessidades específicas 

A Associação de Apoio a Famílias de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais SerEspecial foi criada em Setúbal com o intuito de ajudar não só as crianças, mas os seus pais e irmãos. “Queremos apoiar quem apoia. Temos que pôr a botija de ar em nós antes de ajudarmos os outros e por isso, se cuidarmos da saúde mental dos pais e dos irmãos, estes têm melhores capacidades para cuidar das crianças com necessidades especiais”, diz Joana Ferreira, presidente da associação que foi criada recentemente em Setúbal.

- PUB -

A SerEspecial tem como slogan Apoiar, Cuidar e Incluir e de acordo com Joana Ferreira, são os pais e irmãos das crianças especiais, ou com necessidades específicas, que vão estar na primeira linha do apoio prestado pelo grupo em Setúbal que vai ter um espaço físico para o fazer. “Sabemos que o apoio a crianças especiais fora do horário escolar é quase inexistente, muitos ATL não os aceitam por não terem capacidade para tal, bem como durante as interrupções letivas e nós, na associação, queremos prestar esse apoio”, considera Joana Ferreira.

A ideia da criação da associação surgiu de conversas entre grupos de pais com crianças com necessidades específicas e que tinham em comum várias preocupações, entre as quais os apoios a quem a apoia. “Sabemos também que há muitos pais que não conhecem os vários apoios a que têm direito por terem crianças especiais e vamos dar esse apoio”.

Na vertente da inclusão, Joana Ferreira admite que em Portugal há um longo percurso a ser feito. “A educação inclusiva existe, mas não há monitorização do processo de aplicação nas escolas. Temos que passar a falar mais em aceitação das crianças com necessidades especiais para deixar de usar a palavra inclusão”. A Associação de Apoio a Famílias de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais foi constituída a 28 de novembro após a realização da primeira assembleia geral que elegeu os órgãos sociais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não