Criação de dois vídeos sobre a informação e os direitos humanos valeu à escola dois prémios do concurso Media@ção 2024
A Escola Secundária du Bocage foi vencedora de dois prémios, a nível nacional, com a produção dos vídeos “A falsa realidade” e “Uma mulher”. Estes estavam a concorrer ao Media@ção 2024.
Em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e as bibliotecas escolares do concelho, que juntamente com a escola integram a Rede de Bibliotecas de Setúbal em conjunto, foi assim que o estabelecimento de ensino conseguiu conquistar os dois únicos prémios da categoria “secundário” tendo a criação videográfica “A falsa realidade” conquistado o primeiro lugar do pódio.
Dentro desta categoria, em que a escola sadina saiu vencedora, cinco outras escolas receberam menções honrosas. Além disso, e na categoria anterior (1.º/ 2.º ciclos do ensino básico) a vencedora foi a Escola Básica Padre António Luís Moreira, em Vila Nova de Gaia, com o vídeo “A revolução que marcou a nossa história”.
O concurso Media@ção, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, teve este ano como tema os “Media, direitos humanos e paz”. Tratando-se de uma competição a nível nacional, estão inscritos apenas alunos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos e que tenham criado trabalhos originais como vídeos, podcasts ou animações (2D ou 3D) dentro da temática escolhida.
A finalidade passa por criar um sentido “crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Setúbal.