Estabelecimento arrecadou prémios referentes aos dois últimos anos lectivos. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama conquistou um 2.º lugar
A Escola Secundária D. Manuel Martins foi a vencedora das duas primeiras edições do Prémio EmpowerED, distinção que reconhece as boas prácticas dos estabelecimentos escolares, no 3.º ciclo, no que diz respeito à promoção da igualdade de género nas áreas científicas e tecnológicas. Estes foram entregues pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Foi nesta mesma escola que decorreu, esta segunda-feira, a entrega dos prémios aos projectos “Um
Mergulho pela Igualdade e Sustentabilidade” – vencedor no ano lectivo 2022/2023 – e “Um mundo a descobrir para a saúde”, que arrecada o prémio no ano lectivo seguinte. Em 2023/2024 a escola secundária conquistou também o primeiro lugar com o projecto “M2eME – Inclusão e igualdade numa abordagem CTEAM-H”, ano em que o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama se destacou em segundo lugar com o projecto “CTEAM: Igualdade em acção”.
Todos os primeiros lugares receberam a distinção de “Escola EmpowerED nas áreas CTEAM” e o valor de cinco mil euros. Para o segundo lugar do pódio foi entregue “um kit com material para a promoção das áreas CTEAM na comunidade escolar, contendo 12 calculadoras científicas, um microscópio, uma estação eólica e três conjuntos de Química”, como se lê na nota do politécnico.
Ângela Lemos, presidente do IPS, entregou os galardões aos professores responsáveis pelos projectos “mais criativos e eficazes” que se mostraram como “grande motor combater estereótipos de género no que toca às opções escolares e de carreira e estimular o interesse das raparigas por áreas de estudo ainda tipicamente masculinas, como são os casos das chamadas Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática (CTEAM)”.
Para a responsável pelo instituto este é um entregar de “oportunidades”, e que se mostra como uma forma de ir contra estereótipos. “Ao estimular o interesse das raparigas pelas áreas CTEAM, estamos a desconstruir estereótipos, a fortalecer a autoconfiança das nossas alunas e a abrir portas para carreiras de grande potencial e impacto na sociedade. Estamos, acima de tudo, a tentar garantir que nenhuma escolha profissional é condicionada por preconceitos”.
Para a edição de 2024/2025 estão abertas as candidaturas, até 30 de Junho, sendo que o prémio volta a contemplar estabelecimentos de ensino de todos os concelhos do distrito de Setúbal ao qual se juntam outros cinco do distrito de Lisboa. Este conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).