Secundária D. Manuel Martins recebe das mãos do Politécnico galardões do Prémio EmpowerED

Secundária D. Manuel Martins recebe das mãos do Politécnico galardões do Prémio EmpowerED

Secundária D. Manuel Martins recebe das mãos do Politécnico galardões do Prémio EmpowerED

Estabelecimento arrecadou prémios referentes aos dois últimos anos lectivos. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama conquistou um 2.º lugar 

A Escola Secundária D. Manuel Martins foi a vencedora das duas primeiras edições do Prémio EmpowerED, distinção que reconhece as boas prácticas dos estabelecimentos escolares, no 3.º ciclo, no que diz respeito à promoção da igualdade de género nas áreas científicas e tecnológicas. Estes foram entregues pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). 

- PUB -

Foi nesta mesma escola que decorreu, esta segunda-feira, a entrega dos prémios aos projectos “Um
Mergulho pela Igualdade e Sustentabilidade” – vencedor no ano lectivo 2022/2023 – e “Um mundo a descobrir para a saúde”, que arrecada o prémio no ano lectivo seguinte. Em 2023/2024 a escola secundária conquistou também o primeiro lugar com o projecto “M2eME – Inclusão e igualdade numa abordagem CTEAM-H”, ano em que o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama se destacou em segundo lugar com o projecto “CTEAM: Igualdade em acção”.

Todos os primeiros lugares receberam a distinção de “Escola EmpowerED nas áreas CTEAM” e o valor de cinco mil euros. Para o segundo lugar do pódio foi entregue “um kit com material para a promoção das áreas CTEAM na comunidade escolar, contendo 12 calculadoras científicas, um microscópio, uma estação eólica e três conjuntos de Química”, como se lê na nota do politécnico.

Ângela Lemos, presidente do IPS, entregou os galardões aos professores responsáveis pelos projectos “mais criativos e eficazes” que se mostraram como “grande motor combater estereótipos de género no que toca às opções escolares e de carreira e estimular o interesse das raparigas por áreas de estudo ainda tipicamente masculinas, como são os casos das chamadas Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática (CTEAM)”. 

- PUB -

Para a responsável pelo instituto este é um entregar de “oportunidades”, e que se mostra como uma forma de ir contra estereótipos. “Ao estimular o interesse das raparigas pelas áreas CTEAM, estamos a desconstruir estereótipos, a fortalecer a autoconfiança das nossas alunas e a abrir portas para carreiras de grande potencial e impacto na sociedade. Estamos, acima de tudo, a tentar garantir que nenhuma escolha profissional é condicionada por preconceitos”.

Para a edição de 2024/2025 estão abertas as candidaturas, até 30 de Junho, sendo que o prémio volta a contemplar estabelecimentos de ensino de todos os concelhos do distrito de Setúbal ao qual se juntam outros cinco do distrito de Lisboa. Este conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -