Durante a manhã aulas decorreram com normalidade. Já o bar esteve fechado, o que obrigou os estudantes a recorrerem a cafés próximos
A Escola Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, vai fechar pelas 13h30 desta sexta-feira, mantendo-se sem aulas durante todo o período da tarde. A informação foi avançada a O SETUBALENSE por uma funcionária do estabelecimento de ensino, que explicou ainda que os profissionais não docentes estiveram em greve durante a manhã.
Fonte ligada à escola explicou que, durante o período da manhã, algumas dezenas de alunos juntaram-se junto ao portão da escola e gritaram a palavra “respeito” pelo que consideraram ser as poucas condições para haver aulas, tendo em conta que a escola tem mais de mil alunos e o número de funcionários mostrou ser insuficiente.
A polícia foi chamada ao local. Durante este período, apenas seis profissionais não docentes estiveram a garantir os serviços mínimos obrigatórios. As aulas decorreram “com alguma normalidade” durante a manhã com poucos professores a aderir à greve.
Ao que O SETUBALENSE conseguiu apurar, foram dez os docentes escalados para assegurar os serviços mínimos e dar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais.
Uma fonte, que pediu para não ser identificada, revelou a O SETUBALENSE que o bar dos alunos e o bar dos professores estiveram fechados durante toda a manhã, obrigando os alunos a deslocarem-se a cafés próximos.
Já o funcionamento do refeitório escolar foi realizado com normalidade.