Candidaturas para galardão, atribuído em parceria com a Ordem dos Engenheiros, estão abertas até 30 de Junho
A Secil lançou a XII edição do Prémio Secil de Engenharia Civil, em parceria com a Ordem dos Engenheiros. Este galardão premeia uma obra que se destaque pela “qualidade da concepção técnica, pela inovação e execução e pela utilização do betão estrutural como material essencial”. Nesta edição podem concorrer obras concluídas entre 2022 e 2024, realizadas em qualquer país da União Europeia e cuja solução estrutural tenha sido concebida por engenheiros portugueses, sendo que as candidaturas estão abertas até 30 de Junho de 2025.
Quanto ao prémio, este inclui um valor monetário de 50 mil euros e a atribuição de diploma e troféu aos autores da solução técnica, assim como ao dono de obra, projectista e construtor. Relativamente ao júri desta edição, será composto por um presidente designado conjuntamente pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros, e por cinco vogais nomeados por entidades de relevância no sector, sendo eles o Ministério das Infraestruturas e Habitação, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.
Esta iniciativa conta novamente com o patrocínio da Presidência da República, reforçando o “prestígio” deste prémio de referência no sector. Em nota de Imprensa, a empresa explica que ao longo das suas edições, o Prémio Secil de Engenharia Civil tem contribuído para “afirmar o papel da engenharia como motor de desenvolvimento e de modernização do País”, considerando que esta distinção constitui um “estímulo ao reconhecimento público de obras que se destacam não apenas pela sua qualidade técnica, mas também pelo seu contributo para o bem comum, a sustentabilidade e o progresso das comunidades”.
A Secil instituiu o Prémio Secil Arquitetura em 1992 e Engenharia Civil em 1995, que é hoje reconhecido como o “galardão de máxima referência” em Arquitetura e Engenharia Civil em Portugal. De acordo com a empresa, este tem como objectivo “incentivar e promover o reconhecimento público de autores de soluções que tenham sido aplicadas em obra e constituam peças significativas no enriquecimento da engenharia civil e em que se reconheça ser adequado o recurso à incorporação do cimento”, material cuja produção constitui vocação principal da Secil.