Sapadores têm novo carro de combate a incêndios para substituir veículo com mais de 30 anos

Sapadores têm novo carro de combate a incêndios para substituir veículo com mais de 30 anos

Sapadores têm novo carro de combate a incêndios para substituir veículo com mais de 30 anos

Investimento camarário de cerca de 335 mil euros permitiu adquirir uma viatura para actuar em espaços urbanos, tecnológicos ou industriais

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) tem um novo carro de combate a incêndios naquela que é a substituição de um outro veículo. Este foi adquirido graças ao investimento da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Da classe M e categoria 2 o novo veículo urbano de combate a incêndios deverá ser utilizado para intervir, essencialmente, em “espaços urbanos, tecnológicos ou industriais” num cumprimento da Norma Europeia 1846 – 1,2,3.

O carro tem capacidade para transportar seis elementos da corporação e está equipado com um tanque com capacidade para três mil litros de água, “uma bomba de serviço de incêndios do tipo centrífuga, de alta e baixa pressão, que atinge os débitos mínimos de 3 mil litros por minuto a 10 bar e de 250 litros por minuto a 40 bar, e com tanques de agente extintor”, lê-se na nota de Imprensa do município de Setúbal.

Está dotado de caixa de velocidades automática e “recheado de equipamento de combate a incêndios, incluindo de salvamento e desencarceramento”. Para este estar ao dispor da corporação a autarquia teve de o adquirir num investimento que ronda os 354 mil euros.

- PUB -

Além de ter “agulhetas de alta pressão e extintores de CO2” o carro de combate a incêndios conta com outras características como a capacidade de “fazer espuma de alta e média expansão, um carretel que permite trabalhar com alta pressão, iluminação para intervenções nocturnas – num mastro e através de um balão –, ventilador para injectar ar limpo ou extrair ar contaminado, moto-serra, escada extensível, detector de gás e câmara térmica”.

O presidente da câmara municipal, André Martins, ficou a conhecer o novo carro na passada segunda-feira, momento em que, em conjunto com a vice-presidente, Carla Guerreiro, visitou o quartel para também dar as boas-vindas aos 16 novos formandos da recruta que a companhia está a fazer com vista a aumentar o número de efectivos ao serviço dos bombeiros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -