Em dupla com Patrícia Batista, o atleta da Naval Setubalense brilhou no Campeonato da Europa de Beach Sprints
O remador Afonso Costa, em representação do Clube Naval Setubalense, sagrou-se campeão europeu de remo de mar na vertente Beach Sprints. O atleta fez dupla com Patrícia Batista, da Naval Remo, da Figueira da Foz, e juntos conquistaram o ouro em CMix 2x, no Campeonato da Europa disputado em Antalya, Turquia.
Em representação da Seleção Nacional de Remo de Mar, a dupla portuguesa teve, no passado fim de semana, 11 e 12 de outubro, um percurso exemplar, ao eliminar a equipa espanhola nos quartos de final, superando os campeões do mundo da Lituânia nas meias-finais e ao bater a formação alemã na final, com o tempo de 02:26,66.
Com esta vitória, Afonso Costa inscreve o seu nome entre os grandes nomes do remo europeu, contribuindo para colocar Portugal entre as principais potências da modalidade. A disciplina Remo Mar fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Daqui a três semanas, o atleta setubalense voltará a competir em Antalya, agora no Campeonato do Mundo de Beach Sprints, novamente ao serviço da Seleção Nacional.
Em nota de Imprensa, o Clube Naval Setubalense congratulou o atleta pelo feito alcançado e estendeu os parabéns a toda a comitiva portuguesa, incluindo equipa técnica e federação, pelos resultados obtidos.
Já o presidente da Naval Remo, Nelson Silva, destacou o desempenho da dupla vencedora. “A regata final foi das mais emocionantes que vimos. A Patrícia Batista e o Afonso Costa competiram de forma exemplar e trouxeram para Portugal o título de Campeões da Europa. É um enorme orgulho ver o hino nacional tocar na Turquia”, afirmou, elogiando ainda o trabalho do técnico Pedro Fraga e a dedicação dos atletas.
No mesmo campeonato, Dinis Oliveira e Alisson Russo representaram igualmente a Naval Remo, tendo ficado pelos quartos e oitavos de final, respetivamente, mas com prestações positivas. A Equipa Nacional de Remo de Mar regressará à Turquia entre 6 e 9 de novembro para disputar o Mundial da disciplina. O remo de mar (Beach Sprint) substituirá a prova de double scull pesos ligeiros no programa olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028, após a sua última aparição em Paris 2024.