Refinaria de lítio vai custar quase o dobro do inicialmente previsto

Refinaria de lítio vai custar quase o dobro do inicialmente previsto

Refinaria de lítio vai custar quase o dobro do inicialmente previsto

Investimento inicialmente previsto em 700 milhões sobe para um valor entre os 1.100 e os 1.300 milhões de euros

O custo previsto da futura refinaria de Setúbal será quase duplicado, com o investimento a subir de 700 milhões, estimado em 2022, para um valor entre os 1.100 e os 1.300 milhões de euros, sendo que o Banco Europeu de Investimento (BEI) está a avaliar investir 825 milhões de euros nesta unidade, que será a maior da Europa quando for inaugurada.

- PUB -

O projecto Aurora da petrolífera portuguesa Galp e da fabricante sueca de baterias eléctricas Northvolt, que sofreu recentemente uma derrapagem a nível de prazos – entrada em operação está prevista agora para 2028, dois anos mais tarde do que o inicialmente previsto -, ainda aguarda pela decisão final de investimento pelos promotores.

A Galp explica que o aumento do valor do investimento resulta do “reforço da complexidade do projecto”, devido a um “esforço de melhoria de processos de engenharia e de performance nas áreas ambiental e económica” e do “aumento da sua capacidade das 28 para as 32 mtpa”.

Relativamente à data em que podem tomar decisão final sobre o projecto, em declarações ao Jornal Económico a companhia portuguesa afirma que este consórcio continuam “empenhado” na execução do projecto Aurora. Ainda assim, devido à “natureza e complexidade do projecto”, continuam a ser desenvolvidas acções, que incluem “acesso a fundos nacionais ou europeus que permitam competir com outros projectos e que ainda não estão garantidos”, e os estudos “indispensáveis” para a tomada de decisão final de investimento. “É também determinante termos confiança sobre a data de início de produção de concentrado de espodumena das minas em Portugal”, realça a petrolífera.

- PUB -

Consulta pública já leva 18 participações

Na passada sexta-feira iniciou-se o período de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a instalação da futura refinaria, estando este disponível até 24 de Outubro, através do site Participa. Esta consulta pública já conta com 18 participações e 35 seguidores.

A unidade industrial, tem uma vida útil prevista de 25 anos, vai ficar localizada no Parque Industrial da Mitrena, prevendo a criação de 357 postos de trabalho directos e três mil indirectos.

- PUB -

O projecto Aurora vai ter capacidade para produzir o hidróxido de lítio suficiente para equipar 700 mil veículos eléctricos, numa capacidade de produção inicial de 32 mil toneladas de hidróxido de lítio, material essencial para produzir baterias de ião-lítio. 

Em termos de localização, foram analisados oito locais em Portugal, e um em Espanha. A escolha recaiu sobre Setúbal devido à “melhor ponderação entre a capacidade logística do parque industrial, a disponibilidade de serviços, a possibilidade de simbioses industriais e, a nível de impacte ambiental, o que melhor perspectivava uma aposta na circularidade”. Este projecto foi reconhecido como Projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -