Desde a passada sexta-feira que os serviços têm realizado este trabalho com recurso a duas novas viaturas e graças ao reforço da equipa
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) começaram a ter, na passada sexta-feira, a responsabilidade de recolher todos os resíduos urbanos indiferenciados (RUI) do concelho.
Para isto o serviço teve de fazer um investimento superior a 582 mil euros para comprar duas viaturas com caraterísticas específicas – entre as quais grua – para realizar a recolha nos 300 contentores, de 26 toneladas de peso bruto sendo que, em simultâneo, podem ser utilizadas nos outros contentores.
Quanto às equipas de recolha também elas foram reforçadas, com a contratação de 13 pessoas para as funções de motorista e cantoneiro, e a recolha na freguesia de Azeitão passou a ser realizada durante o dia, para também promover “maior flexibilidade e mais autonomia”. Em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE os SMS explicam que ainda podem existir outras alterações com vista ao “aumento da eficiência e a melhoria da qualidade do serviço prestado à população”.
Ao revelarem que, diariamente, são recolhidas em média 135 toneladas de RUI explicam que é nas zonas de mais densidade populacional, nomeadamente na União de Freguesias de Setúbal e em Azeitão que existe mais lixo – 42 toneladas por dia de resíduos urbanos indiferenciados só nestes contentores enterrados e semienterrados.
Os serviços apelam para que “os cidadãos façam a separação correta dos resíduos e que optem sempre que possível pela reutilização e reciclagem”. “Só assim será possível reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro e que não vão ser reaproveitados”.