Esclarecimento surge após plenário aceso de militantes, com dirigentes locais, distritais e nacionais, onde foi confirmado o apoio à candidata independente
A Comissão Política Concelhia de Setúbal do PSD veio esclarecer que não quer “alimentar polémicas” relativamente ao apoio do partido à candidatura de Maria das Dores Meira nas eleições autárquicas. O esclarecimento, publicado esta segunda-feira nas redes sociais da secção local dos social-democratas, surge após um plenário aceso de militantes, que contou com a presença de dirigentes locais, distritais e nacionais.
No entender da concelhia de Setúbal do partido laranja, dessa assembleia, ficou “claro” que o processo de decisão sobre as autárquicas foi “há muito avocada” pela direcção nacional do PSD e que a decisão está tomada quanto ao apoio à candidatura independente de Dores Meira.
“Os militantes de Setúbal do PSD já se pronunciaram quanto a este apoio, com o qual discordam, pelo que alimentar estas polémicas não contribui para nada, a não ser promover aqueles que instigam notícias”, pode ler-se na publicação da concelhia social-democrata, onde é ainda deixada a garantia que o PSD Setúbal continuará “o trabalho em prol dos setubalenses”.
No plenário de militantes da passada quinta-feira ficou claro que a decisão de apoiar a candidatura independente da ex-comunista Dores Meira a Setúbal “é irreversível, está tomada e tem o apoio do primeiro-ministro”, apesar da forte oposição da concelhia local do PSD que foi palco.
Esse encontro contou com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro e membro da comissão política nacional, e Pedro Alves, coordenador autárquico nacional do partido, que acabaram por ser apupados e vaiados, segundo uma fonte que esteve presente na reunião.
“Não foram apupados, no sentido de assobiados. Explicaram o racional do apoio e informaram que é a decisão final da comissão política nacional. Houve pessoas que não gostaram, mas algumas apoiaram. “, disse uma outra fonte.
A comissão política distrital e a comissão política nacional, que avocou a decisão sobre as autárquicas em Setúbal, entendem que o apoio a Maria das Dores Meira é a melhor tanto para o concelho como para o PSD.
Antes deste plenário, a secção local social-democrata já havia retirado a confiança política ao presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal, Paulo Ribeiro, com a decisão a dever-se às notícias que davam conta de que a estrutura distrital quer apoiar a candidatura independente de Dores Meira.