PSD oficializa apoio a Maria das Dores Meira à Câmara de Setúbal [actualizada]

PSD oficializa apoio a Maria das Dores Meira à Câmara de Setúbal [actualizada]

PSD oficializa apoio a Maria das Dores Meira à Câmara de Setúbal [actualizada]

Decisão foi tomada esta segunda-feira em sede de reunião da Comissão Política Nacional do PSD para uma resolução há muito decidida

O PSD vai mesmo apoiar a candidatura de Maria das Dores Meira à presidência da Câmara Municipal de Setúbal. A decisão foi conhecida esta terça-feira naquele que foi um apoio aprovado na segunda-feira, em sede de reunião da Comissão Política Nacional do PSD.

- PUB -

As dúvidas foram desfeitas no início do mês de Julho quando uma fonte referiu a O SETUBALENSE que a decisão “é irreversível, está tomada e tem o apoio do primeiro-ministro”. Contudo, esta não é unânime, tendo em conta que tem o aval da comissão política distrital e da comissão política nacional, mas não da comissão política concelhia.

Os militantes do PSD de Setúbal estiveram reunidos no passado dia 3 de Julho momento em que Miguel Pinto Luz, ministro e membro da comissão política nacional e Pedro Alves vieram a Setúbal para falarem aos militantes da concelhia sobre o apoio à candidatura independente da ex-autarca.

A mesma fonte explicou ao nosso jornal que a presença dos dois dirigentes nacionais na reunião se deve por Miguel Pinto Luz ter sido “quem fez os contactos com a candidatura” de Dores Meira, e Pedro Alves por ser o coordenador autárquico nacional do partido, uma informação que já tinha sido noticiada a 4 de Julho.

- PUB -

Ambos abandonaram a reunião mais cedo, tendo sido apupados e vaiados, segundo uma fonte que esteve presente na sessão. “Não foram apupados, no sentido de assobiados. Explicaram o racional do apoio e informaram que é a decisão final da comissão política nacional. Houve pessoas que não gostaram, mas algumas apoiaram. “, disse uma outra fonte.

Concelhia discorda da decisão desde o primeiro momento

Desde logo a Comissão Política Concelhia de Setúbal do PSD adiantou não querer “alimentar polémicas” no que diz respeito ao apoio à candidatura da ex-comunista.

- PUB -

“Os militantes de Setúbal do PSD já se pronunciaram quanto a este apoio, com o qual discordam, pelo que alimentar estas polémicas não contribui para nada, a não ser promover aqueles que instigam notícias”, lê-se num comunicado publicado pela concelhia cinco dias depois da sessão com os militantes.

Antes disso o organismo já tinha decidido retirar a confiança política ao presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal, Paulo Ribeiro. No comunicado onde consta a informação dizem desconhecer que a intenção da distrital do PSD apoiar Dores Meira estava a ser “cozinhada” desde o ano passado, notícia publicada por O SETUBALENSE a 24 de Junho.

Mostrando-se contra a decisão da distrital e da nacional, a comissão política concelhia tinha aprovado, em Abril, um perfil para o candidato à Câmara Municipal de Setúbal. O apoio, refere Dores Meira, não “belisca” as suas pretensões para as próximas eleições autárquicas – que se realizam a 12 de Outubro.

A candidatura garantiu estar “sempre aberta” a todos os cidadãos e forças políticas, desde que “sejam do espaço democrático”.

Notícia actualizada às 15h26 de 15 de Julho de 2025

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não