23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
PSD apresenta lista completa de candidatos por Setúbal

PSD apresenta lista completa de candidatos por Setúbal

PSD apresenta lista completa de candidatos por Setúbal

Social-democrata Teresa Morais encabeça lista. Dos eleitos em 2022 apenas Fernanda Velez repete nome na lista

 

O PSD revelou esta terça-feira quem são os nomes do partido laranja que integram a lista da coligação partidária da Aliança Democrática, entre PSD, CDS-PP e PPM, pelo círculo eleitoral do distrito de Setúbal para as eleições legislativas do próximo dia 10 de Março. Ficam ainda por conhecer os nomes dos dois deputados dos democratas-cristãos que integram esta lista.

- PUB -

Depois de Teresa Morais, que já tinha sido apresentada como cabeça-de-lista pelo distrito, seguem-se os “repetentes” Paulo Ribeiro e Bruno Vitorino. O quarto lugar é ocupado por Sónia Reis, com a quinta vaga a ficar para João Pedro Louro, que também se repete na lista. No sexto lugar surge Paulo Cunha, sendo que apenas no sétimo posto surge um deputado do CDS-PP. Seguem-se Carina Ferreira, João Condelipes, Fernanda Velez, que foi eleita nas legislativas de 2022, José Gonçalves, Lenia Anjos, David Martins e João Salvado. O segundo nome do CDS nesta lista surge no 15.º posto, seguindo-se Carla Breu e Leonor Silva, com Carlos Vitorino a ocupar a última vaga. Nos suplementes aparecem nomes como Lina Gonzalez, Bernardo Baião, Hugo Cruz e um elemento do CDS.

A antiga governante social-democrata Teresa Morais vai encabeçar a lista de deputados do círculo eleitoral de Setúbal da Aliança Democrática.

Teresa Morais, que foi vice-presidente de Pedro Passos Coelho, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade do XIX Governo Constitucional e ministra da Cultura e da Igualdade no breve XX Governo, vai-se estrear por Setúbal, já que, no passado, foi eleita uma vez por Coimbra e as três últimas por Leiria.

- PUB -

É expectável que a professora universitária, caso seja eleita, faça parte do hipotético elenco governativo liderado por Luís Montenegro, uma vez que tem bastante experiência enquanto governante.

Nas anteriores legislativas, o PSD elegeu três deputados dos 18 que o círculo de Setúbal elege. Nuno Carvalho, Fernanda Velez e Fernando Negrão foram os eleitos à data, sendo que nesta nova lista apenas o nome de Fernanda Velez se repete. Quanto a Nuno Carvalho, que na altura concorreu como cabeça-de-lista, já tinha anunciado que não seria recandidato a deputado. No caso de Fernando Negrão existe a expectativa que concorra pela lista nacional do partido social-democrata.

Quanto ao CDS-PP, nas últimas legislativas não elegeu nenhum deputado por Setúbal, nem a nível nacional, ficando sem representação na Assembleia da República. A votação dos democratas-cristãos no distrito sadino foi de 1,12%, contando com 4.869 votos.

- PUB -

Devido ao aumento do número de eleitores, é previsível que o distrito venha a ter um total de 19 mandatos nas próximas legislativas.

Até agora, apenas foi confirmado que o CDS-PP terá dois lugares “claramente elegíveis” nas listas por Lisboa e pelo Porto (que deverão ser ocupados por Paulo Núncio e Nuno Melo, respectivamente), o 16.º em cada um desses círculos eleitorais, além do 10.º lugar na lista por Aveiro e o 11.º por Braga, ficando reservado para o PPM o 19.º lugar pela capital.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -