PS questiona Governo sobre impasse na requalificação das escolas em Setúbal

PS questiona Governo sobre impasse na requalificação das escolas em Setúbal

PS questiona Governo sobre impasse na requalificação das escolas em Setúbal

Deputado Fernando José realça que falta de decisão “impede” avanço da requalificação na Escola Secundária Sebastião da Gama

O deputado do Partido Socialista, Fernando José, questionou o ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre o impasse na resposta do Ministério das Finanças à Parque Escolar, que “impede” o avanço das obras de requalificação na Escola Secundária Sebastião da Gama. O governante Fernando Alexandre explicou que o financiamento terá de ser garantido através de fundos comunitários ou empréstimo bancário.

- PUB -

Foi no âmbito da audição na especialidade ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, que o deputado socialista defendeu a importância de financiamento do programa escolas ‘Ubunto’, feito através de cabimentação que permita a “continuidade deste importante programa”, que no entender do eleito “promove a educação para a cidadania e uma cultura de gestão e resolução de conflitos potenciando a capacidade de construir pontes”.

Nesta mesma intervenção, o deputado eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal questionou o Governo relativamente ao “impasse” na resposta do Ministério das Finanças à Parque Escolar, que “impede o avanço das obras de requalificação na Escola Secundária Sebastião da Gama”.

Na Assembleia da República, o eleito setubalense recordou ainda que o anterior governo identificou e classificou a intervenção na requalificação de escolas, sendo que em alguns concelhos os processos estão em curso com o devido financiamento. Fernando José questionou o responsável pela educação sobre o financiamento para as obras de requalificação da Escola Secundária de Bocage, classificada como muito urgente e das Escolas Básicas 2,3 de Azeitão, Aranguêz e Bocage, classificadas como urgentes.

- PUB -

O governante Fernando Alexandre, em resposta às várias questões colocadas, reconheceu que o número de escolas identificadas como de intervenção urgente e muito urgente ultrapassam as quinhentas e que o financiamento “terá de ser garantido através de fundos comunitários ou empréstimo bancário”, de modo a garantir que todos os anos exista “uma requalificação e manutenção do parque escolar”.

Em Setúbal são quatro as escolas consideradas de intervenção prioritária, sendo elas a EB 2/3 Barbosa du Bocage, a EB 2/3 de Azeitão, que também terá de ser construída de raiz, a Escola Secundária do Bocage (antigo liceu) e a EB 2/3 da Aranguez, que precisam de ser reabilitadas e ampliadas.

Na inauguração do Centro Barbosa du Bocage, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, realçou que o investimento para a renovar estas quatro escolas é de 80 milhões de euros. “É muito importante que estes investimentos sejam desbloqueados pelo Governo. Se não houver decisões rápidas, os alunos, professores e funcionários ainda vão ter que passar mais quatro ou cinco anos em escolas sem as mínimas condições”, disse o autarca setubalense.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -