Proteção Civil pede que população adote medidas preventivas devido ao mau tempo

Proteção Civil pede que população adote medidas preventivas devido ao mau tempo

Proteção Civil pede que população adote medidas preventivas devido ao mau tempo

Chuva forte e persistente, vento forte e subida das águas do mar são as previsões para os próximos dias

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda que a população adote medidas preventivas na sequência da passagem da depressão Leonardo, que está a afetar todo o território nacional.

- PUB -

Períodos de chuva, por vezes forte e persistente, também vento forte e a subida das águas do mar são os fatores meteorológicos que mais preocupam as autoridades. Até às 9 horas de hoje o distrito estava em alerta para os dois primeiros fenómenos, mas prevê-se o agravamento do estado do tempo no sábado. “De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente, salientam-se, nos próximos três dias, a vigilância de bacias hidrográficas um pouco por todo o país, com potenciais situações de elevado risco de inundações fluviais, sobretudo na zona norte”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.

Espera-se a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro e a possibilidade de ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras. A Proteção Civil alerta ainda para o estado do piso rodoviário e para a presença de “objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.

Por isto recomenda o serviço de Proteção Civil que deve ser evitado o estacionamento de viaturas em locais potencialmente alvo de inundações rápidas e temporárias. Nas estradas “os condutores devem ter uma condução defensiva, com redução da velocidade e atenção à eventual formação de lençóis de água nas vias, bem como não atravessar zonas inundadas, de modo a evitar que pessoas ou viaturas sejam arrastadas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

- PUB -

Pedem ainda que sejam garantidas as desobstruções dos sistemas de escoamento das águas da chuva “e que estruturas soltas, como andaimes ou placards, estejam adequadamente fixados”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não