Iniciativa, desenvolvida pelo município e pela APPACDM Setúbal, é retratada em quatro páginas da publicação com 31 ações
O projeto “Cozinha Vizinha”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal, foi destacado no livro Histórias de Esperança, publicação que reúne 31 iniciativas de impacto social desenvolvidas em comunidades desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
A obra, apresentada na Sala Metropolitana para mais de cem pessoas onde se contavam técnicos e dirigentes dos 18 municípios da região, integra testemunhos recolhidos no âmbito do programa Comunidades em Ação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A experiência de Setúbal surge na publicação com o título “O Sabor da Partilha na Cozinha dos Vizinhos”, ocupando quatro páginas – da 108 à 111 –, e dá a conhecer um conjunto de oficinas de culinária colaborativas destinadas a pessoas com deficiência intelectual.
“As oficinas vão muito além da confeção de refeições. Os participantes escolhem receitas, planeiam compras, comparam preços, descobrem produtos da época, reaproveitam alimentos, cuidam da limpeza e desenvolvem competências essenciais para a construção de rotinas mais autónomas, num ambiente de cooperação, respeito e valorização das diferenças”, lê-se em informação publicada no site do município.
Com cerca de 130 páginas as “Histórias de Esperança” assumem-se, segundo a AML, como um retrato de práticas solidárias que promovem a inclusão e a transformação social nos territórios.
Os conteúdos do livro são fruto de cerca de três meses de trabalho de uma equipa do jornal digital Mensagem de Lisboa, composta pela jornalista Maíra Streit e o fotógrafo Lucas Lima, que percorreram a área metropolitana para documentar projetos comunitários.
Na base da construção da publicação esteve ainda um workshop sobre comunicação local construtiva, promovido pela AML em julho de 2025, que envolveu técnicos municipais na recolha e elaboração dos testemunhos agora reunidos. O livro, com uma tiragem de 1500 exemplares, está disponível gratuitamente em formato digital e o acesso pode ser feito através do site do município de Setúbal.