3 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Projecto cultural criado pela Câmara de Setúbal promove envolvimento das comunidades

Projecto cultural criado pela Câmara de Setúbal promove envolvimento das comunidades

Projecto cultural criado pela Câmara de Setúbal promove envolvimento das comunidades

Apresentação acontece amanhã, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com iniciativa em fase de recolha de contributos

 

O projecto que pretende proporcionar “a criação de dinâmicas culturais enquadradas com as necessidades, os anseios e os gostos dos variados públicos” do concelho sadino é amanhã apresentado, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

- PUB -

O Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, dado a conhecer pela Câmara Municipal, representa “um estudo que resulta de uma parceria entre o município e a Universidade do Minho, através do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura”.

A apresentação, designada de “Dinâmicas Culturais de Setúbal: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Setúbal 2030”, tem como objectivo “promover o efectivo e consequente envolvimento e participação das comunidades e dos protagonistas do tecido cultural do território”, explica a edilidade em comunicado.

O projecto, que se encontra em fase de recolha de contributos, integra a candidatura “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”. Realizado de forma faseada, o projecto analisa “vários factores associados à actividade cultural municipal”, entre os quais “as estratégias dos espaços, os equipamentos e eventos culturais, a captação e a formação de públicos, bem como a caracterização dos mesmos”.

- PUB -

Além desta análise, tem como propósito “estudar o grau de satisfação sobre as dinâmicas culturais municipais para a valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial”.

Ainda em data a anunciar, está também programada a Conferência Municipal de Cultura Setúbal 2022, uma iniciativa que pretende ser “um espaço aberto, democrático, paritário e descentralizado para criar condições que proporcionem uma ampla participação social no processo de diagnóstico da conjuntura cultural do território”.

As contribuições dadas na Conferência de Cultura serão ainda tidas em conta na elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal. Andebol com plano municipal no próximo ano Além do projecto centrado na cultura, o concelho vai também contar com um Plano Municipal de Desenvolvimento do Andebol no próximo ano.

- PUB -

O anúncio foi feito por Pedro Pina, vereador da Cultura, em conferência realizada no Forte de Albarquel no passado dia 29 de Setembro.

Depois de reconhecer que a edilidade “tem de ser um alicerce dos projectos dos clubes”, o autarca adiantou que, com o referido plano, pretende-se “munir os projectos da base da pirâmide para o topo, fundamentalmente apostando na formação e criando condições para que essa formação seja estimulada, seja promovida e se criem mais condições” financeiras, de recursos e de infra-estruturas.

Com o andebol a ser “uma modalidade do povo”, da qual “é fácil as pessoas se aproximarem”, assim como é “apelativa e acessível” e é “a que maior expressão tem”, depois do futebol, Pedro Pina explicou que “à Câmara Municipal compete, fundamentalmente, saber capitalizar o que de melhor tem e que a única forma de sustentar uma equipa de andebol na primeira divisão é ter boa formação”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -