Projecto Consciente(mente) aliou combate ao desperdício alimentar à transformação de resíduos

Projecto Consciente(mente) aliou combate ao desperdício alimentar à transformação de resíduos

Projecto Consciente(mente) aliou combate ao desperdício alimentar à transformação de resíduos

Cerca de 60 jovens foram voluntários durante duas semanas e, no final, deram vida a uma exposição e conteúdos para as redes sociais

O Study Spot da Casa do Largo tem patente, até 15 de Setembro, a exposição “Do Lixo à Arte” que tem como base os resíduos recolhidos no centro da cidade e na zona ribeirinha num trabalho voluntariado que integra a 5.ª edição do Consciente(mente).

- PUB -

Através deste, que é um projecto municipal distinguido duas vezes nos Prémios Boas Práticas de Voluntariado Jovem, e que terminou na semana passada, cerca de 60 jovens entre os 14 e 26 anos participaram, em conjunto, em várias acções cujos principais lemas foram a redução do desperdício alimentar e o incentivo à transformação de resíduos em arte.

Foi através da recolha de resíduos que acabou por nascer uma mostra criada em colaboração com a associação CASTOR num conjunto de cianotipias – impressões fotográficas em tons de azul.

Ao longo de duas semanas os participantes, oriundos de todas as partes do concelho, participaram em actividades que também elas passaram um pouco por todo o território. Entre estas actividades esteve, por exemplo, a criação de um canteiro comunitário de ervas aromáticas junto da recém-inaugurada sede do Grupo Desportivo Santo Ovídio, na freguesia do Sado. Os voluntários procederam também à pintura do espaço público – com base na flora da Arrábida – junto ao anfiteatro de Vendas de Azeitão.

- PUB -

Já na Praia de Albarquel estes participaram em recolhas de lixo e em acções de sensibilização orientadas por veraneantes, isto no território da União das Freguesias de Setúbal. Por fim, na freguesia de São Sebastião, o conjunto procedeu à “requalificação do largo junto da Praceta Sociedade Arqueologia Lusitânia, com a pintura de muros e a criação de espaços de jogos tradicionais desenhados no chão, como jogo da macaca, labirinto de pegadas de animais, jogos do galo e twister”, tal como se lê em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

Desenvolvido ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, um dos principais temas desta quinta edição foi o combate ao desperdício alimentar, razão pela qual os jovens foram convidados a confeccionar refeições desperdício zero e a assistir ao documentário “Toneladas de Todos Nós”.

No âmbito da comunicação, e aliando este tema à consciencialização ambiental, foram criados pequenos vídeos para serem publicados nas redes sociais onde também se deu destaque aos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não