12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Prevenção de cheias na cidade são exemplo em congresso mundial

Prevenção de cheias na cidade são exemplo em congresso mundial

Prevenção de cheias na cidade são exemplo em congresso mundial

Projecto das bacias nos parques urbanos da Algodeia e da Várzea foram apresentados na Coreia do Sul

 

Os participantes do 17.º Congresso Mundial da Associação das Mais Belas Baías do Mundo ficaram a conhecer as soluções implementadas na mitigação de cheias em Setúbal.

- PUB -

Na conferência, que teve lugar em Yeosu, na Coreia do Sul, o presidente da Associação Baía de Setúbal, Ricardo Oliveira, foi palestrante num painel dedicado à problemática da gestão da água, onde apresentou algumas das soluções desenvolvidas no município sadino, caso de bacias de retenção de águas pluviais instaladas em locais estratégicos da cidade.

A cidade sadina tem duas bacias de retenção, nos parques urbanos da Algodeia e da Várzea, sendo eles responsáveis pela “minimização drástica da possibilidade de cheias em zonas tradicionalmente de risco na cidade”, nomeadamente na baixa, no centro histórico e na frente ribeirinha.

Em nota de Imprensa, a autarquia recorda que estes projectos representaram, numa primeira fase, um investimento total de quase 4 milhões de euros e contribuem, igualmente, “para a valorização urbana” daquelas áreas da cidade, ao desempenhar, em simultâneo, a “função de zonas relevantes de usufruto da população”.

- PUB -

Neste congresso foi ainda apresentado o Programa Municipal sobre a Literacia dos Oceanos, um projecto “educativo estratégico” para o “envolvimento das gerações mais novas na promoção e defesa do património natural”.

Este congresso internacional, que decorreu entre os dias 19 e 24, abordou ainda temas relacionados com a “preservação dos oceanos, a sustentabilidade ambiental e a participação activa dos jovens” nas actividades da Associação das Mais Belas Baías do Mundo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -