A representar o concelho estiveram ainda o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Lopes, e o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Bruno Frazão
Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, foi eleita para o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses. A decisão tomada pelos pares da autarca aconteceu neste fim-de-semana durante o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu este fim de semana, em Viana do Castelo.
Foi através de uma publicação na página de Facebook que a edil setubalense revelou que “teve a honra” de ser eleita para o Conselho Geral desta associação que integra todos os municípios portugueses. No entender da autarca sadina, a ANMP “assume um papel importante na concertação de políticas públicas setoriais e na representação das autarquias locais junto do Estado e em diversos fóruns”.
Nesta publicação a líder da autarquia de Setúbal confessou que estar neste cargo é “um privilégio e uma responsabilidade acrescida” na “defesa dos interesses dos municípios e das suas populações”.
A representar o concelho de Setúbal neste congresso em Viana do Castelo estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Paulo Lopes, e, em representação das freguesias, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Bruno Frazão, ambos eleitos pelo Partido Socialista.
Foi neste congresso que Pedro Pimpão, autarca de Pombal, foi eleito presidente da ANMP, no XXVII congresso da associação. O autarca pombalense foi eleito para o mandato compreendido entre 2025 e 2029, por uma ampla maioria das centenas de autarcas presentes no congresso em Viana do Castelo.
Este congresso da ANMP teve como lema ‘Poder Local – A proximidade que transforma Portugal’, sendo que a abrir, ouviu-se o hino de Poder Local Democrático.
Na Sessão Solene de abertura, usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o presidente da Mesa do Congresso, Carlos Moedas, a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.
A ANMP integra todos os municípios portugueses e assume um papel importante na concertação de políticas públicas setoriais e na representação destes junto do Estado e em diversos fóruns.