23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Presidente da Câmara anuncia que Centro de Saúde de Azeitão deve ficar concluído até final do mês

Presidente da Câmara anuncia que Centro de Saúde de Azeitão deve ficar concluído até final do mês

Presidente da Câmara anuncia que Centro de Saúde de Azeitão deve ficar concluído até final do mês

André Martins disse esperar que Ministério da Saúde crie as condições necessárias para que o equipamento comece a funcionar rapidamente

 

O presidente da Câmara de Setúbal aproveitou a visita realizada ontem à obra do Centro de Saúde de Azeitão para anunciar que o novo equipamento, reivindicado há vários anos pela população e pelas autarquias locais, deve ficar concluído até ao final do mês.

- PUB -

“Há uma previsão de a obra ser entregue à câmara até ao final de Maio”, explicou André Martins, citado em comunicado da autarquia. O autarca demonstrou estar satisfeito com o facto de a intervenção estar “em fase final”, o que classificou como “o grande objectivo” da edilidade e das populações.

Além disso, o edil disse esperar que o Ministério da Saúde crie “as condições para que o novo equipamento comece a funcionar o mais rapidamente possível”. “Esperemos que o Ministério da Saúde desenvolva todas as iniciativas para que estas instalações possam ficar a funcionar o mais rapidamente possível, para servir, com todas as condições, a população da área de influência do centro de saúde”, frisou, referindo-se às condições relativas a equipamentos e às que dizem respeito a recursos humanos.

No final da visita, em que esteve acompanhado pelos vereadores Carla Guerreiro, Carlos Rabaçal, Pedro Pina e Rita Carvalho, assim como esteve presente a presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo, o presidente do município frisou que o edifício da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão “é mais um serviço que a câmara presta à comunidade”.

- PUB -

“Sempre com a ideia de fazer tudo o que está ao nosso alcance, mesmo que a responsabilidade principal não seja da Câmara Municipal. Fizemos esta parceria com o Governo, assumimos todas as responsabilidades para ter a obra concluída no mínimo tempo possível. Por isso estamos muito satisfeitos. Vamos continuar o nosso trabalho em prol das populações do nosso concelho de Setúbal”, sublinhou André Martins.

Já a presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo, afirmou que o novo equipamento é de “extrema importância para a freguesia”, até porque esta “tem vindo a ter um crescimento exponencial em termos populacionais”.

“De forma nenhuma era possível continuarmos a ter um centro de saúde na unidade que temos até hoje. Este é um centro de saúde de uma dimensão que dá resposta a esta densidade populacional e com mais-valias importantes para esta comunidade”, garantiu. Desde 1978 que o Centro de Saúde de Azeitão funciona de forma provisória “numa moradia sem as condições adequadas à prestação de cuidados de saúde”.

- PUB -

A nova Unidade de Saúde Familiar de Azeitão começou a ser construída em Agosto de 2021, sendo que está a ser “feita numa empreitada que resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal e a administração central, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)”.

Através da mesma nota, a autarquia relembra que “apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o arranque desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado com a ARSLVT”.

“A empreitada tem financiamento comunitário de 50% assegurado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, cabendo à ARSLVT assegurar o custo remanescente”.

O equipamento, com “uma área bruta de construção de 1 580 metros quadrados”, vai permitir “que a população local disponha de acesso a mais e melhores cuidados de saúde primários”. Com dois andares, o piso térreo será “ocupado por duas alas individuais, para atendimento, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas”.

O Centro de Saúde de Azeitão, situado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, “numa parcela de terreno do domínio público camarário”, vai contar com “duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11 400 utentes”, assim como vai estar em funcionamento “uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.

No total, o equipamento construído junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão vai dispor de “duas dezenas de gabinetes médicos, além de salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -