Setúbal passa a ter duas praias com este galardão. Esta atribuição constitui um “motivo de orgulho” para a autarquia
A Praia da Albarquel hasteou esta segunda-feira, pela primeira vez, a Bandeira Azul, o galardão que distingue as zonas com maior segurança, preocupação ambiental, acessibilidades e qualidade balnear. Setúbal passa assim a ter duas praias com a Bandeira Azul, a Praia da Albarquel e a Figueirinha, que o ostenta há vários anos. Para a autarquia sadina esta atribuição constitui um “motivo de orgulho”.
Esta praia tem vindo a ser alvo de uma reestruturação “profunda” desde que o município assumiu competências de gestão. Em nota de Imprensa, o município explica que a autarquia procedeu a um conjunto de intervenções que “permitiram melhorar a qualidade ambiental e dos serviços prestados aos utentes, as quais contemplaram a demolição de estruturas ilegais, a melhoria dos acessos, a criação de instalações sanitárias e o aumento da frequência da limpeza”.
Foi também criado um sistema elevatório de esgotos permitiu à Praia de Albarquel ter água com “qualidade excelente” nos últimos cinco anos. De acordo com a edilidade o registo de análises à qualidade da água com “qualidade excelente” durante cinco anos consecutivos é um dos 28 critérios obrigatórios a cumprir pelas zonas balneares para hastearem a Bandeira Azul, que este ano é dedicada ao tema “Restauro da Natureza”.
Outro investimento importante é a criação de um novo equipamento de apoio de praia. A baía de Albarquel prepara-se para receber mais uma concessão, um projecto que resulta de um investimento superior ao meio milhão de euros. O novo restaurante, que já está em construção, foi pensado por Lázaro Rosa Violan o famoso arquitecto de interiores com êxito global, e vai abrir ao público neste Verão com a promessa de ser “memorável”.
O espaço que vai nascer na praia de Albarquel inclui um estabelecimento de restauração e bebidas, um posto de socorros, balneários/vestiários, assistência a banhistas na época balnear, comunicações de emergência, limpeza da praia e recolha do lixo.
Autarquia orgulhosa com atribuição
A atribuição da Bandeira Azul e da Qualidade de Ouro, pela primeira vez, à Praia de Albarquel constitui um “motivo de orgulho” para Setúbal, no entender do presidente da Câmara Municipal, André Martins. “Finalmente, esta praia tem todas as condições, a nível da qualidade da água, dos areais e de todos os serviços disponibilizados”, afirmou o autarca na cerimónia de hastear das bandeiras, frisando que o galardão vem “reforçar a atractividade de Setúbal” e, consequentemente, “o desenvolvimento económico da região”.
As duas bandeiras foram hasteadas nas praias de Albarquel e da Figueirinha, assim como uma terceira, já habitual, de Praia Acessível. Já a Qualidade de Ouro, relacionada com a excelência da água nas análises realizadas nos últimos anos, é ainda reconhecida nas outras três zonas balneares oficiais do concelho, Galapos, Galapinhos e Portinho da Arrábida.
O autarca destacou também o investimento feito pelo município na valorização das praias do Parque Natural da Arrábida, com a instalação de um conjunto de equipamentos que “acrescentam valor turístico e conforto” e tornam os locais “mais acessíveis” a todos os utilizadores.
“Trata-se de uma praia urbana, sendo fácil para quem vive em Setúbal se deslocar a esta zona balnear, principalmente com os transportes públicos. Estamos muito satisfeitos pelo alcance deste objectivo”, realçou André Martins.