Centro de dados deverá estar concluído no final do ano, já o projeto que tem objetivo de formar 70 trabalhadores, em junho
Os Portos de Lisboa e de Setúbal deram início a uma nova fase de modernização tecnológica, com o arranque de um projeto estruturante de Inteligência Artificial e a adjudicação do projeto de execução de um novo datacenter, no âmbito da estratégia de reforço da digitalização, da eficiência operacional e da resiliência tecnológica.
Num investimento global de 752 mil euros espera-se a formação e licenciamento dos profissionais que trabalham nas duas infraestruturas e, ao mesmo tempo, a construção de um novo datacenter no Porto de Lisboa, mas que vai ao mesmo tempo servir Setúbal.
A implementação da solução de Inteligência Artificial (IA) está prevista decorrer em duas fases e coloca os colaboradores no centro do processo de transformação digital. A primeira fase, já em desenvolvimento durante o primeiro semestre do ano, envolve a formação e capacitação de um grupo de 35 colaboradores de cada porto, num total de 70 profissionais. “Com carácter eminentemente prático e experimental, este primeiro passo envolve um grupo-alvo que irá testar e integrar, nas suas atividades diárias, a ferramenta de Assistente de IA denominada Copilot”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.
A ferramenta de inteligência artificial generativa funcionará como apoio direto ao posto de trabalho, que vai facilitar tarefas como a elaboração de relatórios, a análise de informação, a resposta a comunicações, a consulta de procedimentos internos e a gestão de agendas.
O investimento associado a esta fase ascende a 52 mil euros, incluindo formação e licenciamento, estando a sua conclusão prevista para junho. Em simultâneo, está prevista a criação de um agente de IA para apoio aos utilizadores dos serviços online e das redes sociais dos portos, com o objetivo de simplificar o relacionamento com os utilizadores.
Após a fase de adaptação e validação com os colaboradores, o projeto avançará para uma segunda etapa, que prevê a aplicação das tecnologias de IA à automatização, agilização e otimização de procedimentos internos com impacto transversal nos dois portos. Entre os processos a automatizar encontram-se a análise e o tratamento de pedidos de ocupações dominiais, o lançamento de concursos públicos e o registo de entradas e faturas.
Em paralelo, no âmbito do processo de digitalização do Porto de Lisboa, foi adjudicada, em dezembro, a construção de um novo datacenter, que irá servir de forma integrada os Portos de Lisboa e de Setúbal. Encontra-se em curso a preparação do projeto de execução, estando prevista a construção para o segundo semestre de 2026, num investimento de 700 mil euros.
Concebido para tirar partido das sinergias entre os dois portos, o novo datacenter “constitui uma peça- -chave da arquitetura digital futura, assegurando capacidade de crescimento, fiabilidade operacional e suporte às novas soluções digitais e de automação”.
Ambas as iniciativas integram a estratégia Portos 5+, nomeadamente no eixo “Mais Digitalização e Automação”, e reforçam o compromisso do cluster portuário de Lisboa e Setúbal com a inovação, a valorização dos seus recursos humanos e a preparação para os desafios futuros da logística portuária.