Carlos Correia, presidente da APSS, abre seminário que termina com intervenção da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão
O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, recebe esta quarta-feira o presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Carlos Correia. O responsável vai participar no evento “Descarbonização do Transporte Marítimo”, promovido pela Fundação Repsol em parceria com a Associação dos Portos de Portugal (APP), onde será acompanhado pela secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.
O líder da APSS foi convidado para participar na sessão de abertura, pelas 9h30, sendo acompanhado pro António Calçada de Sá, Director-Geral da Fundação Repsol. Carlos Correia fará também parte do painel de debate “Descarbonização das Infraestruturas”, que reunirá outros especialistas de renome do sector. Em nota de Imprensa, a APSS explica que este painel abordará as soluções tecnológicas e estratégias necessárias para adaptar os portos ao novo paradigma de sustentabilidade.
A administração responsável pelo porto sadino esclarece, no mesmo comunicado, que actualmente o transporte marítimo é um dos “principais pilares” do comércio mundial, sendo responsável por 90% do comércio internacional e cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE), de acordo com os mais recentes dados da Agência Internacional de Energia Renovável.
No entender da APSS, quando confrontados com estes números, conclui-se que o sector enfrenta o “desafio de conciliar o aumento previsto no volume de carga transportada por navios – que poderá triplicar até 2050 – com a meta ambiciosa da Organização Marítima Internacional (IMO) de alcançar emissões líquidas nulas até 2050”.
No programa do evento está também incluido as apresentações de estudos de referência, como o “Maritime Forecast to 2050”, da DNV, e ainda sessões dedicadas a temas como eletrificação de portos, combustíveis alternativos e tecnologias inovadoras para a descarbonização. A responsabilidade de encerrar o evento ficará a cargo da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, que irá reforçar o empenho de Portugal em contribuir para a transição sustentável do sector marítimo.