Números estes que correspondem a um aumento de 9,7% no segmento de granéis sólidos, face a 2023
Foi com um aumento de 1,6 milhões de toneladas movimentadas que o Porto de Setúbal terminou o primeiro semestre de 2024, números estes que correspondem a um aumento de 9,7% no segmento de granéis sólidos, face a 2023. Em termos globais, o porto setubalense movimentou cerca de 3,4 milhões de toneladas de mercadorias nestes primeiros seis meses de 2024.
Relativamente à carga ro-ro, sendo que neste segmento o Porto de Setúbal é líder em Portugal, foi registado um ligeiro crescimento, na ordem dos 0,7%. Segundo esclarece o Porto de Setúbal, em nota de Imprensa, este é o resultado da movimentação de 157 mil unidades automóveis, face ao período homólogo de 2023. É ainda explicado que estes valores resultam do desempenho positivo dos terminais Termitrena/Teporset, Sapec TPS e TGL, Secil, e Terminal Ro-Ro.
Quanto aos restantes segmentos de carga, a carga geral teve um resultado de 1,6 milhões de toneladas, sendo registada uma ligeira quebra de -0,06%.
Ao longo destes primeiros seis meses de 2024, o Porto de Setúbal recebeu um total de 989 navios, o que representa um aumento de 1,2%, assim como um aumento da dimensão, com uma média de 13 880,32 GT, representando um crescimento de 8,4%. Neste período, esclarece o Porto de Setúbal, a infraestrutura sadina fez a ligação com 304 portos de 75 países de todos os continentes.
No mesmo comunicado, o Porto de Setúbal adianta que os números alcançados confirmam a “tendência de consolidação” da carga no porto setubalense, durante a primeira metade de 2024. Estes dados demonstram também a “continuidade de uma parceria forte da infraestrutura com a indústria da região”.