Fórum de discussão decorre hoje e amanhã na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está este ano a organizar a Conferência Portuguesa de Fratura – PCF2024. Este fórum de discussão, que decorre hoje e amanhã, vai reunir cerca de 50 participantes nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).
Em nota de Imprensa, o politécnico explica que ao longo destes dois dias de trabalho, está prevista a “apresentação de 45 trabalhos, em 12 sessões paralelas e duas sessões plenárias, oferecendo várias oportunidades de reflexão e actualização de conhecimento em torno de temáticas como fractura, fadiga, integridade estrutural, materiais avançados e biomateriais”.
Os oradores convidados deste encontro serão Mario Guagliano, do Politécnico de Milão, Itália, e Martinho de Oliveira, da Universidade de Aveiro. Estes vão contribuir com “duas perspectivas sobre fabrico aditivo (com recurso a impressão 3D) e impacto no comportamento mecânico de materiais”.
Nos participantes entram ainda investigadores de várias universidades, politécnicos e centros de investigação do território nacional e também em representação de instituições estrangeiras.
Organizado em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural (SPFIE), o encontro repete-se desde 1987, na altura com uma periocidade bienal. Este evento já passou por várias instituições de ensino superior nacionais com oferta formativa nas áreas da engenharias e tecnologias. Esta não é a primeira paragem pelo IPS, uma vez que em 2004 havia sido organizado na ESTSetúbal/IPS, regressando agora, passados 20 anos.