26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Politécnico com mais de mil novos estudantes após segunda fase de acesso

Politécnico com mais de mil novos estudantes após segunda fase de acesso

Politécnico com mais de mil novos estudantes após segunda fase de acesso

Para Ângela Lemos, presidente da instituição, estes números reflectem o “reconhecimento da instituição” 

 

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) colocou mais 215 candidatos na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2023/2024. Após conhecer os resultados divulgados, Ângela Lemos considera que os mesmos são o reflexo de uma “oferta formativa para os estudantes” que “responde às necessidades do mercado de trabalho”.

- PUB -

A presidente do Instituto Politécnico de Setúbal mostra-se satisfeita com estes resultados, afirmando que reflectem o “reconhecimento da instituição”.

“É o reconhecimento que a região tem, temos grande parte dos alunos da região de Setúbal e Vale do Tejo, temos efectivamente alguns estudantes deslocados, que nos procuram pela excelência da formação que oferecemos. É isso que enquanto presidente do politécnico mais me apraz, é saber que nós temos uma oferta formativa para os nossos estudantes que responde às necessidades do mercado de trabalho, mas também que responde àquilo que são as expectativas dos estudantes, que é um ensino práctico, muito centrado na experiência e no contacto com as empresas”, refere em declarações à POPULAR FM.

Ângela Lemos explica que estas colocações, a nível global, correspondem “mais ou menos a 89% das vagas colocadas a concurso”, sendo que se enquadram apenas “licenciaturas e estudantes que saem do ensino secundário”.

- PUB -

A presidente do politécnico realça também a ligação entre a instituição e as empresas da região. “Todos os nossos cursos de licenciatura têm estágio, sendo transversal a todas as formações o contacto com as empresas. Muitos dos nossos estudantes ficam a trabalhar nestas empresas, que reconhecem a excelência da formação e que os empregam”. Ângela Lemos considera ainda que os estudantes são “os maiores embaixadores do IPS”, porque “conseguem na região dar um contributo para o desenvolvimento, quer a nível global, quer económico, quer social, quer até de qualificação da população activa”, considera.

Até ao momento, entre a 1ª e a 2ª fase do CNA, a instituição já ocupou 1077 das 1 210 vagas a concurso. Desta forma, o politécnico alcançou uma taxa de colocação de 88,9% e o preenchimento total de 23 licenciaturas entre as 29 abertas a candidaturas.

Educação, Ciências Empresariais e Saúde mantêm-se nesta fase como as áreas disciplinares de maior procura, com as respectivas escolas (ESE/IPS, ESCE/IPS e ESS/IPS) a preencherem a totalidade dos lugares a concurso, explica a instituição em nota de Imprensa.

- PUB -

O IPS destaca também a elevada taxa de matrículas dos colocados na 1ª fase, que atinge os 87%, ou seja, dos 991 candidatos que foram admitidos no instituto, 862 formalizaram, de facto, a sua inscrição.

O período de candidaturas para a 3.ª fase do CNA começa sexta-feira e termina na próxima segunda-feira, 25 de Setembro, através do sistema online.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -