Plano Municipal de Acção Climática apresentado amanhã na Casa da Baía

Plano Municipal de Acção Climática apresentado amanhã na Casa da Baía

Plano Municipal de Acção Climática apresentado amanhã na Casa da Baía

Documento é apresentado de manhã numa conferência integrada nas Jornadas de Ambiente de Setúbal

O Plano Municipal de Acção Climática para o município de Setúbal vai ser apresentado amanhã em mais uma das conferências integradas nas Jornadas de Ambiente de Setúbal. Um dia depois de se comemorar o Dia Mundial do Ambiente vai saber-se quais são os planos da autarquia neste âmbito.

- PUB -

As directrizes do documento são apresentadas a partir das 11h30, na Casa da Baía, por Cristina Coelho, chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da câmara municipal. Antes disso o presidente da autarquia, André Martins, é responsável pela sessão de abertura (9h30) ao que se segue uma intervenção sobre a “Importância do Poder Local nas Políticas de Ação Climática”, com Bart van den Hurk.

“Os Riscos Climáticos para o Território de Setúbal”, pelo director do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, José Luís Zêzere, e, “Descomplicar a Comunicação das Alterações Climáticas” pelo professor catedrático Nuno Maulide são outras duas orações esperadas nessa manhã.

Antes da sessão de encerramento (12h30) pela vice-presidente do município Carla Guerreiro, há tempo para um momento de activismo ambiental, sessão moderada pela jornalista Carolina Carvalho, da Mensagem de Lisboa. O painel de oradoras vai contar com Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita), Rita Barreiras, do movimento Azeitão Eco-Consciente, Carolina Saramago, da associação Feel4Planet, e de Fernanda Rodrigues, da Associação dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado.

- PUB -

Com entrada gratuita o evento está sujeita a inscrição através da ligação disponível no site oficial da Câmara Municipal de Setúbal (https://tinyurl. com/47s8dcje).

Documento resulta de conclusões do PLAAC

Antes de ser apresentado sabe-se que a elaboração do Plano Municipal de Acção Climática resultou da análise dos resultados do PLAAC – Arrábida – De Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas –, documento elaborado pelas autarquias de Setúbal, Palmela e Sesimbra para apurar “principais riscos climáticos do território da Arrábida e de cada um dos territórios dos três municípios”.

- PUB -

Apresentadas na passada quarta- -feira aquando do 1.º Encontro Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas organizado pela Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), Cristina Coelho explicou que os mapas, produzidos também para o município integrar o projecto CLIMAAX que o território tem uma grande “vulnerabilidade relativamente às cheias rápidas”. Em contrapartida, e em época do aumento do risco para os incêndios florestais, vão ser construídos outros mapas.

Neste momento a chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental falou também sobre as medidas já adoptadas pelo município para fazer face às rápidas mudanças das alterações climáticas.

“Fizemos um grande investimento na substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas LED no parque escolar do município, bem como na iluminação pública e na substituição de semáforos. Desenvolvemos e implementámos um plano de mobilidade sustentável”.

Ao nível dos transportes destacou a adopção do passe Navegante, bem como o trabalho da Carris Metropolitana, que “incrementou a utilização do transporte público” no concelho.

A responsável elogiou também o projecto de implementação no Parque Urbano da Várzea. “Setúbal tem um conjunto de riscos identificados, mas nós definimos como prioridade as inundações e as cheias rápidas. Daí o investimento onde foram construídas bacias de retenção de águas que em períodos de chuva forte evitam inundações na Baixa da cidade”.

Foi no sentido de retardar o aumento do volume de águas pelas cheias que surgiu o “aumento do efeito de esponja do solo” que se pretende que possa aumentar sendo que outro dos planeamentos passa por “melhorar a qualidade do ar e, com a densificação da vegetação, ter uma zona de combate ao efeito de ilha de calor urbano”.

Ambiente | Jovens limpam hoje Praia de Albarquel

Jovens de todo o concelho estão hoje empenhados na limpeza da Praia de Albarquel e do Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, desde as 9h30, numa iniciativa orientada pelo município e a Associação das Mais Belas Baías do Mundo.

O “Juntos por um Mundo de Praias Limpas”, além desta iniciativa que se conjuga com o Dia Mundial do Ambiente (hoje) tem também outras actividades ao longo da semana, uma informação que O SETUBALENSE já tinha adiantado.

É exemplo disso, também esta manhã, a acção de sensibilização “Mares Circulares” dedicada ao lixo marinho, organizada pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -