Evento organizado no âmbito do programa das Comemorações Bocagianas teve um concurso de adereços, jogos tradicionais e animação musical
O Largo José Afonso recebeu cerca de mil pessoas naquela que foi a edição mais participada de sempre do Piquenicão Concelhio. O evento organizado no âmbito do programa das Comemorações Bocagianas teve um concurso de adereços, jogos tradicionais e animação musical.
Esta 22.ª edição do evento, organizado no âmbito do programa das Comemorações Bocagianas, decorreu entre as 10h00 e as 18h00, sendo destinado a seniores com mais de 60 anos das cinco freguesias e registou 880 inscrições, tendo ainda contado com a presença de uma centena de trabalhadores das juntas de freguesia e voluntários de várias instituições.
O Piquenicão Concelhio, que se realiza anualmente desde 2004, estava inicialmente previsto para 29 de junho, mas foi adiado devido às altas temperaturas então registadas. Para o evento os participantes levaram os seus próprios pratos, talheres, copos e toalhas de mesa para o almoço-convívio e participaram num concurso de adereços com o tema ‘O Rio Sado’, em jogos tradicionais e num baile, com o Abel Geada Trio.
Presente no evento esteve o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que informou que se tratava da edição mais participada de sempre do Piquenicão de Setúbal, deixando ainda um agradecimento a todas e a todos os que contribuíram “durante uma vida” para que o autarca esteja “muito orgulhoso” da cidade e das freguesias que foram e estão a ser construídas em Setúbal.
“Este Piquenicão, neste espaço maravilhoso, teve um contratempo naquele dia bastante quente e decidimos adiar. Em bom tempo o fizemos, porque hoje está um dia maravilhoso para nos encontrarmos e estarmos aqui todos presentes”, afirmou a presidente da anfitriã União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha.
Já Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, agradeceu por no Largo José Afonso estar reunida “a experiência do concelho de Setúbal”, numa “união de saberes, de conhecimentos”, e saudou os trabalhadores das juntas de freguesia e da Câmara Municipal e os voluntários.
Marlene Castro, presidente da Junta de Freguesia do Sado, relembrou que neste mandato optou-se por o Piquenicão Concelhio “percorrer várias zonas do território e as diferentes freguesias”, sublinhando que o dia era “de festa, de celebrar”.
No entender do presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, este evento teve desde sempre o “único objetivo” de “juntar pessoas de todo o concelho que provavelmente só se conseguem juntar no Piquenicão Concelhio”, como munícipes “que vivem nos extremos do concelho e que noutros tempos trabalharam juntos”.
Por fim o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, deixou “uma palavra de gratidão” aos participantes pela sua presença. “Para nós é uma alegria e uma felicidade enorme conseguirmos proporcionar esta felicidade a esta população. Em abono da verdade, a nossa presença deve-se, única e exclusivamente, a vocês”, atirou.