Socialista mantém périplo pelas concelhias e quer ter uma componente comum de um projecto autárquico em toda a região
André Pinotes Batista prepara-se para suceder a Eurídice Pereira na presidência da Federação Distrital de Setúbal do PS. As eleições directas vão decorrer no próximo dia 27, em todas as concelhias do distrito, e o socialista encabeça a única lista a ir votos.
O surgimento de uma outra candidatura – anunciado na última reunião da comissão política da distrital – acabou por não passar do plano das intenções. Até à passada quinta-feira, dia em que terminou o prazo para a entrega de candidaturas, apenas foi formalizada a candidatura encabeçada pelo secretário nacional adjunto da direcção socialista, que concilia ainda as funções de deputado à Assembleia da República, desde Novembro de 2015, e presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, desde 2017.
Mas o facto de ir “sozinho” a votos em nada muda o planeamento de “campanha” que Pinotes Batista delineou, desde que assumiu entrar na corrida pela liderança da estrutura distrital do partido. Até às eleições do próximo dia 27, o socialista vai continuar a desdobrar-se em contactos directos com militantes, num périplo já iniciado por todas as concelhias.
“Nada mudou. Vou passar por todas as 13 concelhias do partido no distrito, como se tivesse adversário”, disse Pinotes Batista a O SETUBALENSE, depois de já ter estado nas estruturas concelhias de Seixal, Almada, Sines, Grândola, Santiago do Cacém e Sesimbra.
No roteiro do socialista seguem-se deslocações a “Barreiro, Palmela, Montijo, Alcochete, Moita, Setúbal e Alcácer do Sal”, não obrigatoriamente por esta ordem. No total, Pinotes Batista estima “falar com mil militantes”.
Além da pretensão de auscultar o maior número possível de militantes de cada concelhia, o candidato à presidência da estrutura distrital de Setúbal do PS tem ainda um outro objectivo na agenda. “Explorar a possibilidade de termos uma componente comum de um projecto autárquico em todos os territórios da região”, revelou.
Quanto ao acto eleitoral, admite que preza resultados sustentados pela maior participação possível, já que esse constitui um contributo para uma legitimidade reforçada numa qualquer liderança. Por isso, Pinotes Batista espera que as eleições venham a contar com forte adesão dos militantes. “Vou ter particular atenção aos votos em urna e não apenas à representação territorial. Apesar de esta ser lista única, valorizo muito a participação em cada secção”, concluiu.