Campeão olímpico de triplo salto respondeu às perguntas das curiosas crianças e falou sobre a sua rotina
O campeão olímpico de triplo salto, Pedro Pichardo, deu ‘um pulo’ à Escola Básica dos Arcos, em Setúbal, na passada terça-feira, para conversar com os alunos e partilhar a sua experiência de vida.
No pavilhão desportivo do estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, Pedro Pablo Pichardo, um dos embaixadores do desporto de Setúbal, “respondeu às perguntas das crianças, que não escondiam o entusiasmo por ver de perto o medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, garante a autarquia em comunicado.
A iniciativa, a primeira do projecto “Embaixador vai à Escola”, promovida pela edilidade sadina, “começou com uma conversa descontraída”, em que “as curiosas crianças colocaram questões relacionadas com a vida pessoal e profissional do atleta luso-cubano”.
“Foi desta forma que os alunos ficaram a saber que o triplo salto não foi a primeira modalidade praticada por Pichardo, que treina no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, mas sim o boxe, quando tinha apenas seis anos”.
Além de falar da rotina, que inclui também “seguir uma alimentação equilibrada e não sair à noite, pois quando não se está a treinar é preciso descansar muito”, Pedro Pichardo explicou aos presentes que “para se ser um grande atleta há que seguir um treino muito rigoroso”.
“Quisemos trazer-vos a experiência de um campeão como Pedro Pichardo para que percebam que nada se faz sem esforço. Esperamos que se inspirem neste grande atleta para a vossa vida”, referiu Pedro Pina, vereador com o pelouro do Desporto.
Terminada a conversa, os alunos “dirigiram-se para o espaço de recreio, onde praticaram diversos exercícios sob a orientação do atleta e receberam diplomas de participação no evento”.
Pedro Pichardo, que se confessou “muito feliz por ter sido nomeado embaixador de Setúbal”, foi o primeiro atleta a participar no novo ciclo organizado pela autarquia, “criado com o objectivo de promover o contacto entre os alunos do concelho e atletas de diversas modalidades, de forma a incentivar à prática regular da actividade física”.