29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Percursos pedestres do Parque Natural da Arrábida ‘desbravados’ em novo guia

Percursos pedestres do Parque Natural da Arrábida ‘desbravados’ em novo guia

Percursos pedestres do Parque Natural da Arrábida ‘desbravados’ em novo guia

A estes percursos irão juntar-se três de Sesimbra e cinco de Palmela

Publicação apresenta informações sobre quatro trilhos, desde as Encostas de São Filipe e Alto do Formosinho a Azeitão

 

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou na passada segunda-feira um novo guia, onde se encontram ‘desbravados’ quatro percursos pedestres existentes no Parque Natural da Arrábida, distribuídos em mais de 40 quilómetros.

- PUB -

A publicação, intitulada “Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails”, retrata os caminhos que vão desde “as Encostas de São Filipe e Alto do Formosinho às Aldeias de Azeitão”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

“Hoje, fazemos história! Poderá parecer exagero afirmar que se faz história a propósito de tudo e de nada, mas neste caso é da história da Arrábida e do seu usufruto ambientalmente responsável de que falo”, disse Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina, na cerimónia de apresentação do guia, que teve lugar no Parque Urbano de Albarquel.

A partir da nova publicação, com um total de 60 páginas, a população poderá percorrer os trilhos de forma mais informada, ao conhecer os “pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos da serra”.

- PUB -

Também “informações da região, conselhos aos caminhantes, mapas, espécies que podem ser avistadas na Arrábida e contactos úteis” constam no guia, assim como “informação de cada percurso e dados como a distância total a percorrer, a duração média e características ou época aconselhada”.

Para quem é “iniciante nas caminhadas e não quer perder de vista a beleza da Arrábida”, é aconselhável optar “pela “PR1 STB – Encostas de S. Filipe”, com 3,9 quilómetros.

Com 8,3 quilómetros, por sua vez, surge em seguida a “PR2 STB – Alto do Formosinho”, “com início na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, e fim junto do cruzamento para o Portinho da Arrábida”.

- PUB -

Já a “PR3 STB – Portinho da Arrábida” conta com 1,3 quilómetros, “com início no parque de estacionamento junto da Estação Arqueológica do Creiro, e fim no acesso para Alpertuche”.

O trajecto mais longo passa pela “PR4 STB – Aldeias de Azeitão”, que, “com início e fim na Praça da República, em Vila Nogueira, pode ser feito na íntegra, num percurso com 17 quilómetros, ou optar-se por uma volta mais curta, com 11,2”.

A rede de percursos pedestres contemplada no novo guia é, de acordo com a autarquia, “o início de um projecto maior que, além de Setúbal, envolve Palmela e Sesimbra, o denominado território Arrábida”. “A estes percursos irão juntar-se outros três de Sesimbra e mais cinco de Palmela. Todos unidos por uma grande rota, a GR11 – Grande Rota da Arrábida, com 75 quilómetros”, sublinhou a autarca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -