Encenação de Fiama Hasse Pais Brandão a partir do texto homónimo de Federico García Lorca, estreou-se em 1975, no contexto do Grupo de Teatro Hoje
O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, no próximo dia 9 de outubro, a peça de teatro F de Fiama, inspirada na encenação de Mariana Pineda do Grupo de Teatro Hoje.
O espetáculo vai contar com a participação de alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora naquela que é uma produção de UMCOLETIVO e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que colaboram com o Grupo de Teatro Hoje.
A encenação de Fiama Hasse Pais Brandão a partir do texto homónimo de Federico García Lorca, estreou-se em 1975, no contexto do Grupo de Teatro Hoje, do qual Fiama Brandão foi fundadora juntamente com Gastão Cruz e Carlos Fernando. Agora, 50 anos depois, a encenação regressa aos palcos com base nos arquivos pessoais de Carlos Fernando e nas partituras de Jorge Peixinho.
“F de Fiama é um processo de arqueologia teatral e, simultaneamente, uma proposta colaborativa pela qual é possível, através de arquivos pessoais, estudar as mulheres portuguesas do século XX. O projeto explora a memória viva e permite questionar a própria ideia do que era o teatro há 50 anos e o que é hoje, num confronto entre a efemeridade da arte e a possibilidade de resgate através do arquivo pessoal e coletivo”, lê-se em nota de Imprensa enviada ao nosso jornal.
Os bilhetes para a iniciativa, que deverá durar cerca de uma hora e 10 minutos, já estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e na Bilheteira Online (BOL) pelo preço de 10 euros.