Espetáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi
Está agendado para o próximo dia 25 de Novembro o espetáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. Esta peça de teatro, que tem como objetivo “recuperar a memória das mulheres trabalhadoras e do serviço doméstico em Portugal”, será apresentada no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21 horas.
A peça inspira-se no texto do livro Novas Cartas Portuguesas, e a escolha do título foi feita “roubando clandestinamente” esse texto, explica a autarquia em nota de Imprensa. A narrativa centra-se na criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal e procura “dar visibilidade a uma história pouco conhecida e pouco valorizada sobre o trabalho das mulheres que limpam, cuidam, produzem e educam”.
Sara Barros Leitão, responsável pela criação, texto e interpretação da peça, dá voz às mulheres que, ao longo de gerações, “sustentaram silenciosamente o quotidiano de famílias e comunidades, destacando o papel delas na transformação social”. Segundo a sinopse desta peça, trata-se de “a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho”.
Com 90 minutos de duração, o espetáculo propõe um “olhar político e poético” sobre o trabalho doméstico e o poder de organização e resistência das mulheres. Relativamente aos bilhetes, o preço é de 12 euros e estão disponíveis no Fórum Municipal Luísa Todi e na bilheteira online BOL.