Forma como os indivíduos são assombrados por episódios de infância é o mote para ‘Noite – Homilia para um perdão’
Com toda a criação e interpretação da autoria de Carla Madeira, a peça ‘Noite – Homilia para um perdão’ partiu da ‘Carta ao Pai’, de Franz Kafka, um enredo que aborda a incompreensão, o antagonismo, a intolerância e até a loucura dos progenitores. Do manuscrito com mais de cem páginas, redigido em 1952, parte uma história da sociedade contemporânea onde o ser humano foge dos olhares e dos vínculos familiares, rumo a uma fuga para sítio nenhum.
Na peça, com duração de 80 minutos, Carla Madeira dá vida a uma mãe perturbada com a morte dos progenitores e com a sua própria existência, cansada da maternidade, onde deposita as culpas da sua miséria interior no seu filho. Daqui parte a mensagem de como tudo isto é capaz de moldar e condicionar a vida adulta de um indivíduo. Agregada a isto, vem ainda a impossibilidade de imunidade e a inevitabilidade de carregar o fardo durante a vida.
Citando a folha de sala: ““O mote deste espectáculo é a forma como os indivíduos são, frequentemente, assombrados por episódios de infância e, em particular, pelo modo como os progenitores moldam e condicionam a sua vida na sua fase adulta.
Quando falamos de intolerância, a tendência é para abordar este tema do ponto de vista social ou cultural. No entanto, ele está muitas vezes latente no domínio mais circunscrito da esfera familiar e é sob esta perspectiva que o espectáculo faz o seu mergulho.
‘Noite – Homilia para um perdão’ partiu da ‘Carta ao Pai’, de Kafka, mas foi entretanto bebendo inspiração a várias outras narrativas de carácter biográfico, quer reais, quer ficcionais.
Independentemente dos avanços da humanidade para novos estados de consciência, parece permanecer um fosso geracional a gerir entre pais e filhos, ao qual acresce o peso de toda uma herança pessoal, familiar, social, cultural e política da qual dificilmente resultamos imunes, e a qual se poderá revestir de uma carga de antagonismo e intolerância a carregar durante toda uma vida”.
‘Noite – Homilia para um perdão’ é um espectáculo com forte inspiração no teatro e cinema suecos, com destaque para Ingmar Bergman, Álvaro Campos e Kafka. Um drama humano com projecção de vídeo, um excelente trabalho de edição e de design de som de saxofone com improvisação ao vivo.
Criação, texto, interpretação, cenografia, figurinos, sonoplastia, design de luz: Carla Madeira; Vídeo: Hugo Magro (montagem e edição), Carla Madeira (interpretação e câmara), Julien Bonnin (interpretação); Fotografia: Hugo Magro; Música: Hélder Alves (improvisação ao saxofone), Laura Garnel Seabra – “Ghosts” (letra, voz e guitarra)
Observação de Teatro:
José Gil – Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Actor e Encenador
Maria Simas – Actriz do Teatro do Politécnico IPS e Mestranda