Paulo Maia: “Estamos a trabalhar para que Setúbal seja cada vez mais segura”

Paulo Maia: “Estamos a trabalhar para que Setúbal seja cada vez mais segura”

Paulo Maia: “Estamos a trabalhar para que Setúbal seja cada vez mais segura”

Forças de segurança registaram no último ano 4250 participações de crimes no concelho, o equivalente a um aumento de 6,9% face a 2024

O município de Setúbal está empenhado em melhorar a segurança no concelho. A posição é assumida, sem reservas, pelo vereador Paulo Maia, responsável pelo pelouro do Serviço Municipal de Segurança, Proteção Civil e Bombeiros, em reação ao aumento de participações criminais registado no último ano.

- PUB -

De acordo com os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2025, Setúbal mantém-se como terceiro concelho do distrito com mais participações de crimes às forças de segurança: registou um total de 4 520, mais 294 em relação ao ano anterior, o que representa um aumento da criminalidade na casa dos 6,9%.

O facto de Setúbal ser igualmente o terceiro concelho do distrito com maior densidade populacional explica, em larga medida, o volume de ocorrências registadas. Mas, não explica tudo. A começar pelo aumento de casos. E o vereador Paulo Maia é perentório: “Estamos a trabalhar para que Setúbal seja cada vez mais segura e inverter qualquer perceção ou tendência que possa haver num sentido oposto.”

O combate à criminalidade passa inevitavelmente pela prevenção e pelo investimento no reforço das condições das forças de segurança, da responsabilidade direta da Administração Central. No RASI é mencionado que já está em preparação o lançamento da empreitada referente às novas instalações do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, bem como a conclusão das obras de requalificação do edifício da Polícia Judiciária na cidade.

- PUB -

Paulo Maia vai mais longe e lembra também a aposta do município na área da segurança. “A requalificação das instalações para dar melhores condições às forças de segurança e a instalação da Polícia Municipal são duas medidas que já estão em curso e demonstram o nosso compromisso nesta área e em cumprir as nossas promessas eleitorais.”

A criminalidade aumentou em nove concelhos do distrito (Seixal, Barreiro, Montijo, Sesimbra, Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcochete, além de Setúbal) e diminuiu em quatro (Almada, Moita, Palmela e Alcácer do Sal). Em 2025, o “pódio da criminalidade” manteve-se inalterado na região. Almada continua a ser o concelho do distrito com mais participações de crimes, apesar de ter sido o que teve maior diminuição no número de casos reportados: em 2025 registou 6 682, menos 752 do que em 2024. Seixal mantém a segunda posição com 4 893 participações (mais 345 do que no ano anterior).

Atrás de Setúbal, surgem Barreiro com 3 302 (mais 16 participações de crimes face a 2024), Montijo com 2 518 (mais 194), Palmela com 2 474 (menos 19), Moita com 2 342 (menos 61), Sesimbra com 2 177 (mais 85), Santiago do Cacém com 1 115 (mais 114), Sines com 1 035 (mais 149), Grândola com 741 (mais 27), Alcochete com 647 (mais 41) e Alcácer do Sal com 588 (menos 27 casos reportados).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não