Município destaca ainda as espécies integradas ao longo dos anos na Quinta da Amizade, Parque Sant’Iago e Ecoparque do Outão
O património verde de Setúbal tem vindo a ser reforçado nos últimos meses, com a Câmara Municipal sadina a plantar centenas de árvores e arbustos ao longo do concelho.
Só no Parque Urbano da Várzea, o município procedeu à plantação, “numa primeira fase”, “de seis centenas de árvores de diferentes espécies e cerca de 26 mil arbustos”, explicou a edilidade em comunicado.
Com uma “área com quase vinte hectares”, a autarquia considera que este parque “é um exemplo de como um espaço verde pode assumir um papel importante na preservação de fauna e flora espontânea e autóctone em ambiente urbano”.
“De forma a preservar e a manter estas espécies vegetais, foram definidas como áreas primordiais para a preservação de vegetação espontânea as faixas existentes em taludes e as que se encontram paralelas a linhas de água”.
No que diz respeito aos restantes equipamentos verdes do concelho, a Câmara Municipal destaca a plantação de “dezenas de árvores de várias espécies autóctones” na Quinta da Amizade, as “47 árvores e as mais de sete centenas de arbustos” colocados no Parque Sant’Iago e, ainda, as “17 novas árvores, arbustos e herbáceas” integradas no Ecoparque do Outão.
“A autarquia desenvolve, igualmente, o esforço de contemplar arranjos paisagísticos nos projectos de requalificação da rede viária do concelho, como foi o caso da empreitada realizada na Avenida 22 de Dezembro”.
Nesta artéria, “foram plantados 4 182 arbustos e herbáceas para amenização da temperatura, absorção de poluição e protecção e ampliação do habitat de várias espécies de insectos”.